Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Juiz Jorge Leal é empossado como membro efetivo do TRE-RO



Com o término do biênio do juiz de direito Valdeci Castellar Citon, como membro efetivo da Corte Eleitoral de Rondônia, o Tribunal de Justiça indicou o nome do juiz Jorge Luiz do Santos Leal (foto) para ocupar a vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

A posse do novo membro do Tribunal ocorreu no Gabinete da Presidência às 15 horas e 30 min desta quinta-feira (12). O ato de posse foi dirigido pelo presidente do TRE-RO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes.

Após empossado, o juiz Jorge Leal participou da sua primeira sessão como membro efetivo da Corte, ainda na quinta-feira, às 16 horas.

JORGE LEAL

O novo membro titular do Tribunal, Jorge Leal, é natural de Porto Velho-RO, casado e está com 40 anos de idade.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no ano de 1990. Possui Especialização em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce em convênio com a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em dezembro de 1998. Conclui, também, a Especialização em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais em convênio com a UNIR, em dezembro de 2000. Consta, ainda, no seu curriculum o curso de MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas em convênio com o Tribunal de Justiça de Rondônia, concluído em maio de 2008.

Jorge Leal, antes do ingresso na carreira da magistratura rondoniense, trabalhou no Banco do Brasil até 1990. Em dezembro deste mesmo ano passou a ocupar o cargo de Procurado do Estado de Rondônia, situação que perdurou até outubro de 1991.

Em 18 de outubro de 1991, tomou posse como juiz de direito na Justiça Estadual de Rondônia.  Exerceu suas funções nas Comarcas de Alta Floresta do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Porto Velho. Na Capital, foi juiz auxiliar de terceira entrância e titular da Vara de Execuções Fiscais, Registro Públicos e Cartas Precatórias Cíveis. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho.

De abril a dezembro de 2001, foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Rondônia.

Tem experiências na esfera eleitoral. Atuou como juiz eleitoral por todas as Comarcas que passou, sendo que, em Porto Velho, por duas vezes. Foi designado como juiz auxiliar do TRE-RO nas eleições de 1998.

No magistério, foi professor na Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO, nas disciplinas de Direito Processual Civil e Direito Administrativo, nos anos de 1997 e 1998. Ministrou a disciplina de Direito Processual Civil na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, nos anos de 2003 a 2005. 

Fonte: Ascom TRE-RO - Edirlei Barboza Pereira de Souza

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual

Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

Deputada Cristiane Lopes vota favorável ao projeto que endurece o combate às organizações criminosas no Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota favorável ao projeto que endurece o combate às organizações criminosas no Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)