Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Judiciário orienta educadores a lidar com casos de violência contra crianças



Toda violência cometida contra crianças e adolescentes deve ser denunciada pelo "Disque 100" ou pelos telefones (69)3901-3255 ou (69) 3901-3252.

Cerca de 150 profissionais da Educação participaram da palestra "Ética e postura profissional do educador no trato com a Violência contra crianças e adolescentes e no manejo de situações identificadas", ministrada pelo psicólogo Celso Pereira, da Vara de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho. A palestra foi realizada na terça-feira (28), na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec) e faz parte da Oficina de Nivelamento Conceitual e Metodológico, resultado do projeto "Escola que Protege", da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), que tem como finalidade a promoção de ações educativas para prevenir violência contra crianças e adolescentes em Rondônia. 

Para o psicólogo, a prevenção é uma das grande aliadas no combate aos crimes contra crianças e adolescentes. Ele ressalta o papel fundamental que os educadores possuem para identificar quadros de violência familiar. "A equipe da Vara tem trabalhado para identificar redes de apoio entre Judiciário e sociedade e desenvolver ações preventivas. Os resultados são benéficos. Acreditamos que a parceria com os educadores trará inúmeras identificações de violências ocultas".

Atendimentos da Vara

Para atender às crianças vítimas de violência sexual, a Vara especializada conta com uma sala especial, equipada com objetos lúdicos que possam distrair a criança e fazer com que se sinta segura para falar sobre o drama pelo qual passou. Com uma roupagem diferenciada, a sala proporciona um ambiente agradável e capaz de transmitir conforto e segurança às vítimas. Além da estrutura física, um psicólogo e uma assistente social estão presentes para acompanhar a vítima, seus familiares e até mesmo o acusado da violência. Após todo o trabalho, realizado com técnicas psicossociais, os profissionais elaboram laudo com dados que possam comprovar possível violência sexual.

Toda violência cometida contra crianças e adolescentes deve ser denunciada pelo disque 100 ou pelos telefones 3901-3255 ou 3901-3252. As denúncias são anônimas.

Fonte: Ascom- TJRO

 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)