Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 12h29
Foi realizada na última semana, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, o primeiro Encontro de Estagiários da Justiça de Rondônia. O objetivo foi identificar melhorias nos trabalhos desenvolvidos por estudantes que têm a oportunidade de por em prática no TJRO o que é aprendido nas faculdades. Simultaneamente foi lançada a Cartilha do Estagiário, criada para sanar dúvidas sobre os procedimentos de seleção e também apresentar a estrutura do Judiciário. No decorrer do evento, acompanhado por cerca de 50 pessoas, foram ministradas palestras por profissionais da instituição.
Procurar identificar potenciais, valorizar conhecimentos e prepara-los para o mercado de trabalho são algumas das metas propostas pelo projeto "Integrar para Crescer", criado para pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH). O projeto prevê ainda outros encontros para os próximos meses, para discutir melhorias no sistema de estágio. Para a coordenadora do projeto, pedagoga Lidiane Noronha, o "Integrar para Crescer" propõem o treinamento, integração, além de promover aos estagiários conhecimentos sobre a estrutura administrativa e suas funções no Judiciário.
Segundo ela, as atividades do Encontro foram bem recebidas pelos estudantes, que tiveram a oportunidade de perceber que o Judiciário está com perspectiva de desenvolver ações que facilitem o processo de aliar a teoria estudada na faculdade com a prática no trabalho. "O programa prevê a conscientização, responsabilidades, acolhimento e treinamento desses jovens que utilizam o estágio como um catalizador para a formação profissional", disse Lidiane.
Palestras
Foram realizadas uma série de seis palestras, entre elas a de "Clima Organizacional", ministrada pelo diretor do Recursos Humanos, Jean Carlo Silva, "O Triplo 'E' - Estudando, Estagiando e Estruturando a carreira profissional", pelo servidor Abel Sidney de Souza, e ¿O que mercado de trabalho espera de você", ministrada pela consultora Carla Ito.
Oportunidade
De acordo com o DRH, no próximo mês de janeiro, o Tribunal de Justiça de Rondônia abrirá processo seletivo para o preenchimento de vagas para estagiários. O estudante tem que estar cursando nível superior, a partir do 5º período. Uma das exigências é o reconhecido do curso pelo Ministério da Educação (MEC) e a instituição de ensino tem que desenvolver atividades nas áreas jurisdicional e administrativa. A carga horária é de 20 horas e os estudantes ainda poderão utilizar os serviços médicos e odontológicos oferecidos pelo TJRO, além do auxílio transporte e uma bolsa equivalente a um salário mínimo.
Hoje, o Poder Judiciário estadual possui aproximadamente 200 estagiários no seu quadro, divididos nas áreas de Direito, Informática, Administração, Enfermagem e Psicologia.
Fonte: Ascom TJRO
Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação
Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine
Presidente da Assembleia Legislativa destaca a colaboração do Tribunal de Justiça de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), expressou sua gratidão ao Tribunal de Justiça de Ro
Um projeto de lei encaminhado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que autoriza a revisão administrativa de créditos estaduais com base na t
Deputada Cristiane Lopes entrega ponto de táxi e mototáxi em Nova Mamoré
Além desse investimento, a parlamentar já destinou quase R$2 milhões para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender