Quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 17h04
Planejamento Estratégico busca padronização e automatização dos processos
Mais dois cursos entram no programa de capacitações do Poder Judiciário de Rondônia partir de hoje no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça. Simplificação dos Processos e Gestão de Pessoas, ambos para atender as Metas do Planejamento Estratégico da instituição e também as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orienta os Judiciários brasileiros investirem na melhor prestação de serviço à sociedade. Cerca de 200 servidores e 38 juízes da capital e do interior, serão capacitados até sábado (21) para mapear e discutir melhorias de processos.
Simplificação
O curso de Simplificação dos Processos propõe aos servidores uma radiografia dos processos de trabalhos criminais e, no sábado, discutam com juízes soluções para buscar agilidade, rapidez, qualidade e menor custo. De acordo com a coordenadora de Modernização, Gestão e Estratégia (CMGE), Rosângela Viera Souza, o Planejamento Estratégico do Judiciário de Rondônia foi criado para facilitar o acesso à Justiça e à Cidadania, visando ainda à otimização e padronização dos processos de trabalhos. "Vamos trabalhar com o Planejamento, Mapeamento do Processo, Análise e Melhoria, Implementação, Avaliação e Controle. Hoje estamos dando o primeiro passo para simplificar o acesso do cidadão os serviços jurisdicionais".
Na ocasião, o juiz auxiliar da presidência, Francisco Borges, ressaltou aos participantes a importância da valorização dos servidores que fazem a Justiça de Rondônia ser destaque nacional. "Temos orgulho de poder contar com servidores comprometidos com o trabalho. Estamos na luta para beneficia-los da melhor maneira possível", disse o juiz.
Gestão
Segundo a diretora do Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal (Decap), Carla Janaina Mendonça de Melo, o curso de Gestão de Processos e Pessoas está capacitando 325 servidores. A capacitação foi divida em cinco turmas, sendo que a primeira teve início no dia 03 de novembro. A última turma começou as atividades na manhã desta quinta-feira (19) e é composta também por escrivães, chefes de cartórios, assessores de desembargadores, distribuidores, oficiais contadores e administradores de fórum da capital e do interior do estado.
O curso é ainda uma das Metas estabelecidas pelo CNJ que busca qualidade, por meio da capacitação dos profissionais, para desenvolverem competência para trabalhar com pessoas.
"Somos o Judiciário que mais capacita no Brasil. Rondônia também está sendo destaque por promover mais de 180 capacitações só em 2009. Ocupamos uma posição excelente em relação aos outros tribunais", salientou Carla Janaina.
Fonte: TJRO
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)