Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Judiciário de Rondônia capacita servidores para simplificar acesso do cidadão


 
Planejamento Estratégico busca padronização e automatização dos processos

Mais dois cursos entram no programa de capacitações do Poder Judiciário de Rondônia partir de hoje no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça. Simplificação dos Processos e Gestão de Pessoas, ambos para atender as Metas do Planejamento Estratégico da instituição e também as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orienta os Judiciários brasileiros investirem na melhor prestação de serviço à sociedade. Cerca de 200 servidores e 38 juízes da capital e do interior, serão capacitados até sábado (21) para mapear e discutir melhorias de processos.

Simplificação

O curso de Simplificação dos Processos propõe aos servidores uma radiografia dos processos de trabalhos criminais e, no sábado, discutam com juízes soluções para buscar agilidade, rapidez, qualidade e menor custo. De acordo com a coordenadora de Modernização, Gestão e Estratégia (CMGE), Rosângela Viera Souza, o Planejamento Estratégico do Judiciário de Rondônia foi criado para facilitar o acesso à Justiça e à Cidadania, visando ainda à otimização e padronização dos processos de trabalhos. "Vamos trabalhar com o Planejamento, Mapeamento do Processo, Análise e Melhoria, Implementação, Avaliação e Controle. Hoje estamos dando o primeiro passo para simplificar o acesso do cidadão os serviços jurisdicionais".

Na ocasião, o juiz auxiliar da presidência, Francisco Borges, ressaltou aos participantes a importância da valorização dos servidores que fazem a Justiça de Rondônia ser destaque nacional. "Temos orgulho de poder contar com servidores comprometidos com o trabalho. Estamos na luta para beneficia-los da melhor maneira possível", disse o juiz.

Gestão

Segundo a diretora do Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal (Decap), Carla Janaina Mendonça de Melo, o curso de Gestão de Processos e Pessoas está capacitando 325 servidores. A capacitação foi divida em cinco turmas, sendo que a primeira teve início no dia 03 de novembro. A última turma começou as atividades na manhã desta quinta-feira (19) e é composta também por escrivães, chefes de cartórios, assessores de desembargadores, distribuidores, oficiais contadores e administradores de fórum da capital e do interior do estado.

O curso é ainda uma das Metas estabelecidas pelo CNJ que busca qualidade, por meio da capacitação dos profissionais, para desenvolverem competência para trabalhar com pessoas.

"Somos o Judiciário que mais capacita no Brasil. Rondônia também está sendo destaque por promover mais de 180 capacitações só em 2009. Ocupamos uma posição excelente em relação aos outros tribunais", salientou Carla Janaina.

Fonte: TJRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)