Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Judiciário apresenta boas práticas a acadêmicos da capital


 
O Poder Judiciário de Rondônia apresentou quatro projetos bem sucedidos a acadêmicos dos cursos de Administração e Sistemas de Informação da Faculdade Porto Velho. Orçamento participativo, Planejamento Estratégico, Simplificação de Processos e as Redes e Segurança em Tecnologia da Informação foram expostos aos alunos como parte do projeto "Porto na fábrica", que leva a campo os estudantes para conhecer boas práticas desenvolvidas por empresas e instituições públicas.

Na abertura da atividade, o secretário administrativo do Poder Judiciário, Leonardo Donato, disse que a iniciativa é louvável, ao trazer para uma instituição pública parte do processo de busca pelo conhecimento aos alunos. "É muito importante cair em campo e ampliar a visão que têm na sala de aula", afirmou. Ele destacou ainda a vivência da prática pelos acadêmicos, que enriquece os conteúdos discutidos e apresenta demandas e soluções para questões reais.


Boas práticas

A diretora da Divisão de Capacitação do Poder Judiciário, Carla Janaína, deu as boas vindas aos acadêmicos e apresentou os servidores que expuseram os projetos do PJRO. O primeiro a falar foi o técnico da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), Márcio Cavalcante, que expôs aos acadêmicos a experiência do Judiciário na construção do Orçamento Participativo, que teve o envolvimento de servidores e magistrados na formulação de projetos que compõem a peça orçamentária da instituição. Vários documentos, guias e manuais que auxiliaram na formação do Orçamento foram apresentados e disponibilizados aos estudantes. A transparência do PJRO foi destacada durante a apresentação.

Outra componente do corpo técnico da Coplan, Ione Grace, falou sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, que também teve a participação de todas as comarcas. "Aqui no Judiciário nós acreditamos que o estrategista da instituição está em todos os setores", explicou a servidora, ao exemplificar a importância do envolvimento dos servidores desde a definição da missão até a formulação das metas estratégicas do PJRO; além dos meios que são utilizados para cumprir os objetivos propostos.

Também integrante do corpo técnico da Coplan, Rosângela Souza falou sobre a Simplificação de Processos, que é uma das metas do Judiciário brasileiro para 2010, cumprida pelo PJRO antes de sua estipulação pelo Conselho Nacional de Justiça. A boa prática em Rondônia foi reconhecida nacionalmente, tanto que tribunais de todo o país vieram ao Estado para conhecer a experiência positiva do Judiciário na simplificação de processos administrativos e judiciais.

Já o analista de sistemas Inácio Loiola falou da prática positiva desenvolvida pela Coordenadoria de Informática do Judiciário (Coinf). Alinhado à tendência de modernização e informatização da Justiça, o PJRO desenvolve internamente grande parte dos sistemas que são utilizados na prestação jurisdicional. O Projudi, por exemplo, faz a tramitação de todo o processo judicial, desde a petição inicial até a sentença, pelo computador. Todos esses dados são armazenados em equipamentos modernos e de grande capacidade, que dão a segurança necessária para utilização da tecnologia da informação como parte do esforço para fazer com que o Tribunal de Justiça de Rondônia continue a ser reconhecido como um dos que mais rápido julga no país.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)