Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Judiciário apresenta boas práticas a acadêmicos da capital


 
O Poder Judiciário de Rondônia apresentou quatro projetos bem sucedidos a acadêmicos dos cursos de Administração e Sistemas de Informação da Faculdade Porto Velho. Orçamento participativo, Planejamento Estratégico, Simplificação de Processos e as Redes e Segurança em Tecnologia da Informação foram expostos aos alunos como parte do projeto "Porto na fábrica", que leva a campo os estudantes para conhecer boas práticas desenvolvidas por empresas e instituições públicas.

Na abertura da atividade, o secretário administrativo do Poder Judiciário, Leonardo Donato, disse que a iniciativa é louvável, ao trazer para uma instituição pública parte do processo de busca pelo conhecimento aos alunos. "É muito importante cair em campo e ampliar a visão que têm na sala de aula", afirmou. Ele destacou ainda a vivência da prática pelos acadêmicos, que enriquece os conteúdos discutidos e apresenta demandas e soluções para questões reais.


Boas práticas

A diretora da Divisão de Capacitação do Poder Judiciário, Carla Janaína, deu as boas vindas aos acadêmicos e apresentou os servidores que expuseram os projetos do PJRO. O primeiro a falar foi o técnico da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), Márcio Cavalcante, que expôs aos acadêmicos a experiência do Judiciário na construção do Orçamento Participativo, que teve o envolvimento de servidores e magistrados na formulação de projetos que compõem a peça orçamentária da instituição. Vários documentos, guias e manuais que auxiliaram na formação do Orçamento foram apresentados e disponibilizados aos estudantes. A transparência do PJRO foi destacada durante a apresentação.

Outra componente do corpo técnico da Coplan, Ione Grace, falou sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, que também teve a participação de todas as comarcas. "Aqui no Judiciário nós acreditamos que o estrategista da instituição está em todos os setores", explicou a servidora, ao exemplificar a importância do envolvimento dos servidores desde a definição da missão até a formulação das metas estratégicas do PJRO; além dos meios que são utilizados para cumprir os objetivos propostos.

Também integrante do corpo técnico da Coplan, Rosângela Souza falou sobre a Simplificação de Processos, que é uma das metas do Judiciário brasileiro para 2010, cumprida pelo PJRO antes de sua estipulação pelo Conselho Nacional de Justiça. A boa prática em Rondônia foi reconhecida nacionalmente, tanto que tribunais de todo o país vieram ao Estado para conhecer a experiência positiva do Judiciário na simplificação de processos administrativos e judiciais.

Já o analista de sistemas Inácio Loiola falou da prática positiva desenvolvida pela Coordenadoria de Informática do Judiciário (Coinf). Alinhado à tendência de modernização e informatização da Justiça, o PJRO desenvolve internamente grande parte dos sistemas que são utilizados na prestação jurisdicional. O Projudi, por exemplo, faz a tramitação de todo o processo judicial, desde a petição inicial até a sentença, pelo computador. Todos esses dados são armazenados em equipamentos modernos e de grande capacidade, que dão a segurança necessária para utilização da tecnologia da informação como parte do esforço para fazer com que o Tribunal de Justiça de Rondônia continue a ser reconhecido como um dos que mais rápido julga no país.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)