Segunda-feira, 11 de agosto de 2008 - 10h16
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
BRASÍLIA – O Jornal Pessoal está na internet. "O site irá armazenar as edições que ficarão disponíveis para consultas por todos aqueles que se interessam pela Amazônia e pelo jornalismo independente. Será constante a inclusão de edições até que todo acervo da publicação esteja no site", informa o editor, Lúcio Flávio Pinto. O jornalista também responderá a perguntas e receberá sugestões e dicas dos seus leitores. Lúcio espera que eles estejam conscientes de que tanto o jornal em papel quanto o site só sobreviverão se o leitor quiser e contribuir para a sobrevivência de ambos.
"É um desafio e uma experiência nova depender da solidariedade ativa das pessoas que se identificam com uma publicação como o Jornal Pessoal. O melhor é que ela realmente é partilhada. Aqui, não é apenas figura de retórica aquela frase popularizada pela Folha de S. Paulo: um jornal de rabo preso com o leitor", explica o editor.
Sem anúncios
A Agenda Amazônica de Lúcio Flávio Ponto circulou durante quase 21 anos apenas na sua forma em papel. Segundo ele, isso não se deveu a qualquer restrição à internet, mas foi conseqüência de uma de suas principais diretrizes editoriais: não aceitar receita de venda de anúncio.
"Excluindo a publicidade, que costuma representar 80% do faturamento de empresas jornalísticas convencionais, o JPl pretendia a independência total. Sua sobrevivência iria depender exclusivamente da disposição do leitor de comprar o jornal avulso. Esse procedimento não podia ser adotado na rede mundial de computadores, exceto se o jornal contasse com patrocinadores ocultos, os mecenas, geralmente suspeitos. Continuaremos a agir completamente às claras", ele afirma.
O jornalista se tornou a principal referência sobre a Amazônia na imprensa brasileira. Ganhou prêmios nacionais e internacionais em função da seriedade e profundidade das suas análises sobre a região, que, hoje, é tema de abrangência universal. Durante 18 anos seguidos trabalhou em O Estado de S. Paulo, onde foi repórter e editor.
Antes de se dedicar ao seu jornal, em formato ofício, 12 páginas, sem cores e fotos, passou por outras redações da chamada grande imprensa e também escreveu em semanários e alternativos, entre os quais, Movimento, Jornal da República e O Nacional. Atualmente ele também escreve em sites, destacando-se o Observatório da Imprensa, Adital e Agência Amazônia de Notícias.
Ao lançar o JP na internet, Lúcio espera que seus leitores se disponham a fazer doações para mantê-lo "no ar", com a mesma independência da versão impressa do jornal. Doações poderão ser feitas via Unibanco (409) na conta corrente 201.512-0 Agência: 0208 CPF: 610.646.618-15.
SERVIÇO
O JP fica na Rua Aristides Lobo nº 871
66053-020 Belém (PA)
Telefone: 55 + 91 3241-7626
Aponte erros no conteúdo do portal ou problemas de cadastro de usuários, enviando email para:
webmaster@lucioflaviopinto.com.br
Email: jornal@amazon.com.br
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceria do Gentedeopiniao.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple