Segunda-feira, 11 de agosto de 2008 - 10h16
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
BRASÍLIA – O Jornal Pessoal está na internet. "O site irá armazenar as edições que ficarão disponíveis para consultas por todos aqueles que se interessam pela Amazônia e pelo jornalismo independente. Será constante a inclusão de edições até que todo acervo da publicação esteja no site", informa o editor, Lúcio Flávio Pinto. O jornalista também responderá a perguntas e receberá sugestões e dicas dos seus leitores. Lúcio espera que eles estejam conscientes de que tanto o jornal em papel quanto o site só sobreviverão se o leitor quiser e contribuir para a sobrevivência de ambos.
"É um desafio e uma experiência nova depender da solidariedade ativa das pessoas que se identificam com uma publicação como o Jornal Pessoal. O melhor é que ela realmente é partilhada. Aqui, não é apenas figura de retórica aquela frase popularizada pela Folha de S. Paulo: um jornal de rabo preso com o leitor", explica o editor.
Sem anúncios
A Agenda Amazônica de Lúcio Flávio Ponto circulou durante quase 21 anos apenas na sua forma em papel. Segundo ele, isso não se deveu a qualquer restrição à internet, mas foi conseqüência de uma de suas principais diretrizes editoriais: não aceitar receita de venda de anúncio. 
"Excluindo a publicidade, que costuma representar 80% do faturamento de empresas jornalísticas convencionais, o JPl pretendia a independência total. Sua sobrevivência iria depender exclusivamente da disposição do leitor de comprar o jornal avulso. Esse procedimento não podia ser adotado na rede mundial de computadores, exceto se o jornal contasse com patrocinadores ocultos, os mecenas, geralmente suspeitos. Continuaremos a agir completamente às claras", ele afirma.
O jornalista se tornou a principal referência sobre a Amazônia na imprensa brasileira. Ganhou prêmios nacionais e internacionais em função da seriedade e profundidade das suas análises sobre a região, que, hoje, é tema de abrangência universal. Durante 18 anos seguidos trabalhou em O Estado de S. Paulo, onde foi repórter e editor.
Antes de se dedicar ao seu jornal, em formato ofício, 12 páginas, sem cores e fotos, passou por outras redações da chamada grande imprensa e também escreveu em semanários e alternativos, entre os quais, Movimento, Jornal da República e O Nacional. Atualmente ele também escreve em sites, destacando-se o Observatório da Imprensa, Adital e Agência Amazônia de Notícias.
Ao lançar o JP na internet, Lúcio espera que seus leitores se disponham a fazer doações para mantê-lo "no ar", com a mesma independência da versão impressa do jornal. Doações poderão ser feitas via Unibanco (409) na conta corrente 201.512-0 Agência: 0208 CPF: 610.646.618-15.
SERVIÇO
O JP fica na Rua Aristides Lobo nº 871
66053-020 Belém (PA)
Telefone: 55 + 91 3241-7626
Aponte erros no conteúdo do portal ou problemas de cadastro de usuários, enviando email para:
webmaster@lucioflaviopinto.com.br
Email: jornal@amazon.com.br
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceria do Gentedeopiniao.
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular
O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)