Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

João Aparecido Cahulla


 
O governador João Aparecido Cahulla, filho do agricultor Paschoal Cahulla e da dona de casa Juventina Brasil Cahulla, nasceu em 11 de fevereiro de 1954 no município de Astorga, no estado do Paraná. É casado com a professora Marli Fernandes de Oliveira Cahulla desde 1981, tem três filhos: Taís, Vicínius e João Júnior.

Durante a infância, Cahulla ajudava os pais e avós na plantação de café da família. Ao perder seu pai, ainda jovem, passou a ser o responsável da casa. Meses depois seu avô faleceu e Cahulla decidiu ir atrás de novos desafios. Ffoi para cidade de São Paulo em busca de oportunidade de trabalho, e lá começou a trabalhar como comerciário, vendendo máquinas de costura e eletrodomésticos. Em seguida recebeu uma proposta para ser vendedor em uma loja de móveis e eletrodomésticos onde, pelos excelentes resultados obtidos, chegou a ser gerente.

No ano de 1986 decidiu vir para Rondônia, trabalhar como cerealista, junto com seus cunhados em Rolim de Moura. Foi uma fase difícil de adaptação para a esposa e os dois filhos pequenos (Tais e Vinícius).

Foi como cerealista em Rolim que João Cahulla conheceu Ivo Cassol, de quem se tornou amigo e incentivador para que ele ingressasse na política e se candidatasse a prefeito de Rolim de Moura, onde venceram as eleições de 1996. Nesta época, Cahulla foi convidado pelo prefeito Cassol para ser o secretário de Administração do Município. Em menos de um ano assumiu a chefia de gabinete, onde ficou até a disputa para o Governo, em 2002.

Em 2002 Ivo Cassol foi eleito governador do estado de Rondônia com total apoio de Cahulla, que se tornou secretário-chefe da Casa Civil Em 2006, quando tentou a reeleição, Cassol convidou Cahulla para ser o candidato a vice-governador em sua chapa, quando Cassol foi reeleito no primeiro turno.

Em 2010, Cahulla assume o Governo de Estado de Rondônia no lugar de Ivo Cassol, que deixa o cargo para pleitear outro cargo na política. 
 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)