Segunda-feira, 2 de junho de 2008 - 16h19
Pelo menos 250 produtores rurais, numa primeira etapa, serão beneficiados com o programa de correção do solo elaborado pela Prefeitura de Porto Velho. O anúncio foi feito no domingo (1º/6) pelo prefeito Roberto Sobrinho, aos produtores rurais do assentamento Joana D'arc. Para isso, a Prefeitura vai adquirir seis tratores para gradear e incorporar calcário em áreas encapoeiradas, reduzindo a acidez do solo. O insumo será doado pela Prefeitura, atendendo a antiga reivindicação dos agricultores.
Um hectare de cada propriedade será gradeado e incorporado com calcário, o suficiente para o agricultor plantar e comercializar sua produção. O benefício será estendido aos demais produtores daquela região à medida que o trabalho nessas 250 propriedades seja concluído. O Joana D'arc possui uma média de mil lotes, 500 estão ocupados pelos produtores. Serão usadas quatro toneladas de calcário por hectare. "Queremos criar condições para que vocês possam produzir com qualidade, visando atender os trabalhadores dos canteiros de obras das hidrelétricas", enfatizou o prefeito.
Caso o produtor fizesse por conta própria o gradeamento e adquirisse o calcário, pagando inclusive o frete, cada hectare custaria uma média de R$ 3 mil. "Ninguém tem condições de bancar essa despesa", afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Joana D'arc (Aprojoda), José Hamilton Farias (o Bigode). Roberto lembrou que no ano passado foram beneficiados no município de Porto Velho, 750 famílias com a recuperação de áreas degradadas.
Hoje os produtores cultivam mandioca para a produção de farinha e banana. Bigode explicou que a terra é boa também para o plantio de café, desde que seja corrigida.
Posto de saúde
O prefeito lembrou que uma das maiores dificuldades dos produtores era a falta de estradas para escoar a produção. "Mas desde 2005 a Semagric vem trabalhando aqui dentro", frisou. Ele citou os mais de 30 bueiros de concreto construídos na atual administração, além da reabertura de estradas e recuperação de outras. Roberto Sobrinho anunciou também a construção de um posto de saúde para atender àquela comunidade na agrovila da linha 11. A emenda é do ex. deputado federal, Miguel de Sousa. O projeto está no Ministério da Saúde para liberação dos recursos. "Assim que os recursos forem liberados, iniciaremos as obras".
Recadastramento
A Secretaria da Agricultura (Semagric) fez também o cadastramento dos produtores rurais para saber quantos são, o que produzem e a quantidade da produção, visando atender o canteiro de obras das hidrelétricas. À tarde o prefeito foi até a comunidade Niterói, onde os servidores da Semagric cadastravam os agricultores.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)