Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Joana D'arc recebe benefícios da prefeitura



Pelo menos 250 produtores rurais, numa primeira etapa, serão beneficiados com o programa de correção do solo elaborado pela Prefeitura de Porto Velho. O anúncio foi feito no domingo (1º/6) pelo prefeito Roberto Sobrinho, aos produtores rurais do assentamento Joana D'arc. Para isso, a Prefeitura vai adquirir seis tratores para gradear e incorporar calcário em áreas encapoeiradas, reduzindo a acidez do solo. O insumo será doado pela Prefeitura, atendendo a antiga reivindicação dos agricultores.

Um hectare de cada propriedade será gradeado e incorporado com calcário, o suficiente para o agricultor plantar e comercializar sua produção. O benefício será estendido aos demais produtores daquela região à medida que o trabalho nessas 250 propriedades seja concluído. O Joana D'arc possui uma média de mil lotes, 500 estão ocupados pelos produtores. Serão usadas quatro toneladas de calcário por hectare. "Queremos criar condições para que vocês possam produzir com qualidade, visando atender  os trabalhadores dos canteiros de obras das hidrelétricas", enfatizou o prefeito.

Caso o produtor fizesse por conta própria o gradeamento e adquirisse o calcário, pagando inclusive o frete, cada hectare custaria uma média de R$ 3 mil. "Ninguém tem condições de bancar essa despesa", afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Joana D'arc (Aprojoda), José Hamilton Farias (o Bigode). Roberto lembrou que no ano passado foram beneficiados no município de Porto Velho, 750 famílias com a recuperação de áreas degradadas.

Hoje os produtores cultivam mandioca para a produção de farinha e banana. Bigode explicou que a terra é boa também para o plantio de café, desde que seja corrigida.

Posto de saúde
O prefeito lembrou que uma das maiores dificuldades dos produtores era a falta de estradas para escoar a produção. "Mas desde 2005 a Semagric vem trabalhando aqui dentro", frisou. Ele citou os mais de 30 bueiros de concreto construídos na atual administração, além da reabertura de estradas e recuperação de outras. Roberto Sobrinho anunciou também a construção de um posto de saúde para atender àquela comunidade na agrovila da linha 11. A emenda é do ex. deputado federal, Miguel de Sousa. O projeto está no Ministério da Saúde para liberação dos recursos. "Assim que os recursos forem liberados, iniciaremos as obras".

Recadastramento
A Secretaria da Agricultura (Semagric) fez também o cadastramento dos produtores rurais para saber quantos são, o que produzem e a quantidade da produção, visando atender o canteiro de obras das hidrelétricas. À tarde o prefeito foi até a comunidade Niterói, onde os servidores da Semagric cadastravam os agricultores.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)