Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo quer convocar indústria de cimento


 
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB) protocolou requerimento solicitando informações do Governo do Estado quanto à concessão de incentivos fiscais à Indústria de cimentos Votoratim Rondônia e formalizou ainda pedido de esclarecimentos por parte da Indústria que está sendo acusada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon-RO de não cumprir acordos de fornecimento do produto para as empresas de construção Civil no Estado. A Votorantim estaria priorizando as obras da construção das hidrelétricas do rio Madeira e, com isso, desguarnecendo o mercado e inviabilizando inúmeras obras em Rondônia. Outra situação reclamada pelo setor é quanto ao preço do cimento produzido no Estado. Mesmo gozando de isenção fiscal oferecida pelo Governo, o produto seria uma dos mais caros do País.

Conforme Jesualdo, a instalação da fábrica da Votorantim em Rondônia era para ser uma solução e acabou tornando-se um grave problema para o setor.

O deputado ressaltou que além dos documentos encaminhados ao Poder Executivo Estadual e para a diretoria da Votorantim, também está mobilizando os demais deputados com a intenção de convocar a diretoria para prestar esclarecimento na Assembléia Legislativa e, caso, ficar evidenciado a prática comercial abusiva e contrária aos objetivos propostos pela lei de concessão de Isenção Fiscal, será pedido o cancelamento imediato do incentivo e a abertura de uma CPI para investigar a atuação da empresa no mercado rondoniense.

“O preço do cimento praticado por essa empresa aqui é bem superior ao que ela própria pratica em Cuiabá, onde também tem fábrica. Não se justifica essa prática e, por isso, vamos mobilizar os demais deputados para averiguar esta situação e se for necessário iremos pedir o cancelamento dos incentivos, pois, neste caso a indústria não estaria atendendo os objetivos propostos inicialmente”.

Jesualdo Pires informou que empresas do setor têm questionado também as propriedades de fabricação e composição do cimento produzido em Porto Velho, onde a qualidade seria mais baixa do que a produzida em outros Estados. “O cimento daqui estaria sendo produzido em CP IV, que é para consumo das Usinas do Madeira, quando deveria estar sendo produzido em CP II específico para obras de construção civil.
“Por conta disso, as empresas instaladas em Porto Velho e em outras cidades estão comprando cimento em Brasília e o mesmo chega aqui mais barato do que o fabricado aqui e com mais qualidade, mesmo com a distância de 2.600 quilômetros. E mais: o cimento Nassau que é produzido no Amazonas é vendido em Rondônia pelo mesmo preço do fabricado aqui. Há indícios fortes de que algo errado está acontecendo”, concluiu.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)