Sexta-feira, 11 de julho de 2008 - 19h15
As ações do governo federal, mais especialmente a iniciativa do Ministro Tarso Genro em recadastrar as ONGs (Organizações Não Governamentais) que atuam em território nacional e a elaboração de um decreto presidencial para regular atividades em áreas protegidas, terras indígenas e zonas de fronteira, foram elogiadas hoje, pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná).
Esta ação visa assegurar a soberania nacional na Amazônia que têm tido invasões de ONGs internacionais com objetivos escusos e de exploração da biodiversidade e recursos minerais de nossa imensa floresta, destacou o parlamentar.
Conforme o parlamentar, existem nações que defendem a internacionalização da Amazônia e segundo estes países, a região seria gerida pelas Nações Unidas. "Trata-se de um grande absurdo e serve de pano de fundo para os países mais desenvolvidos tomarem de assalto a região mais rica do planeta", reage.
Recentemente Jesualdo Pires apresentou projeto de lei que encontra-se em tramitação nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa, cujo teor versa sobre este mesmo tema, ou seja, o controle rigoroso das ONGs em território rondoniense.
Explicando sua iniciativa, o combativo parlamentar salientou que a proposta trata de controlar, supervisionar e cadastrar estas entidades que atuam em solo rondoniense e que muitas delas têm outros objetivos que não a ajuda às populações locais.
"Algumas ONGs atuam na Amazônia com objetivos de extrair riquezas minerais, da biodiversidade e do contrabando e temos que combater estas práticas de forma rigorosa e implacável", finalizou o parlamentar do PSB de Ji-Paraná.
Fonte: Ascom
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)