Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo na defesa da vinda do gás de Urucu para P.Velho


O deputado Jesualdo Pires (PSB) colocou-se como parceiro dos estudantes e de toda sociedade rondoniense na luta pelo gasoduto de Urucu/AM para Porto Velho. O posicionamento do parlamentar aconteceu no auditório da Biblioteca Francisco Meireles, na capital do Estado, quando do lançamento do Comitê Pró-Gasoduto dos estudantes secundaristas e universitários.

Com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para uma luta mais firme no sentido de que seja concretizado o projeto do gasoduto de Urucu, no Amazonas, para Porto Velho, em Rondônia, os estudantes deixaram bem claro que não há motivos para que, agora, o governo federal venha dizer que não há mais condições para a canalização do gás para atender Porto Velho, justificando que não há mais quantidade suficiente para o fornecimento. Representantes da UERES (União Estadual Rondoniense dos Estudantes) e da UEE (União estadual dos Estudantes Universitários) informaram que as licenças ambientais para a construção do gasoduto já foi liberada pelo Ibama, bem como já foram pagas indenizações às pessoas que terão seus imóveis atingidos e até já comprado os dutos para a canalização do gás, mas o governo federal não está demonstrando mais interesse no projeto, mas já tendo anunciado anteriormente a sua viabilidade.

Por conta disso, o deputado Jesualdo Pires disse estar preocupado com toda situação, recordando aos estudantes que "até bem pouco tempo havia gás para atender as necessidades de Manaus e Porto Velho por um prazo de 30 anos. O ministério de Minas Energia, época dirigido pela ministra Dilma Roussef, havia confirmado que existe gás suficiente, com possibilidade de aumento de produção, quando é agora o discurso mudou e fala-se que não existe mais o produto para atender as duas localidades. Isso é muito preocupante".

Jesualdo Pires confirmou para o dia 18 deste mês de outubro, na Assembléia Legislativa do Estado, a realização de uma audiência pública para debater o assunto. "Faço aqui convite a todos vocês para o evento que reunirá representantes do governo federal, da Petrobrás, políticos da bancada federal, políticos estaduais e municipais. Sou parceiro de todos nessa luta. Urucu é a maior reserva de gás do país e precisa ser utilizada para atender a demanda de Manaus e de Porto Velho. Aliás, o Brasil precisa deixar de ser refém da Bolívia, que é o país que nos fornece o gás que consumimos. Digo a vocês que não me convence o discurso do governo federal de que, agora, não existe mais gás naquela reserva. Isso precisa ser melhor esclarecido e oportunidade com essa é que precisamos incentivar. Unindo forças, vamos longe, principalmente ao lado dos estudantes", completou o parlamentar do PSB.

Fonte: Decom - Carlos Neves

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)