Terça-feira, 13 de novembro de 2007 - 21h23
O parlamentar relatou que o governo federal já está iniciando um processo que de ligação sistema de corrente contínua saindo de Porto Velho direto para São Paulo, sem contemplar Rondônia.
O deputado Jesualdo Pires (PSB) – fez um alerta – durante a sessão plenária desta terça-feira (13), pelo menos surpreendente – comentando a questão atual que surge referente à construção das Usinas do Madeira. Segundo Jesualdo – em que pese ter havido uma campanha bastante intensa para que a obra pudesse vir a se torna realidade, surge surpreendentemente, um fato que poderá deixar o Estado de Rondônia relegado a um segundo plano.
Segundo o que relatou Jesualdo Pires, o governo federal já está iniciando um processo que vai permitir a ligação sistema CC – Corrente Contínua – saindo de Porto Velho e indo direto para a cidade de Araraquara – no estado de São Paulo, sem contemplar cidades de Rondônia como: Jarú, Ouro Preto, Ji-Paraná e o próprio Porto Velho e outras por onde passar o linhão.
Segundo o parlamentar – caso a energia pudesse vir a servir lugares em sua trajetória – por onde passasse - bem como outras cidades de Rondônia, a geradora da energia seria a CA - Corrente Alternada.
Conforme explicou Jesualdo Pires, a forma que o governo federal quer impor, certamente irá contra os nossos interesses e, servindo como ‘uma barriga de aluguel’. Os impactos sociais, os investimentos e outros feitos por Rondônia estarão contrários aos nossos interesses – não sendo levados em consideração.
Providências estão sendo tomadas por Jesualdo Pires – que já acionou a nossa bancada na capital federal – para estabelecer um protesto de forma que possa vir a reverter o intento do governo federal – que por sua vez deixará Rondônia em situação desprezível e desprestigiada.
REQUERIMENTO
Em expediente encaminhado junto a Mesa Diretora da ALE, o deputado Jesualdo pediu que fosse oficializado ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, solicitando daquela autoridade a comunicação a todas as comarcas a respeito da Lei n° 1782 de 26 de setembro de 2006, revogando as alíneas “a” e “b” do inciso I, da tabela “I” da Lei 301 de 21 de dezembro de 1990 – que institui o Regimento de Custas – ampliando o acesso a justiça – dispondo sobre despesas forenses e outros. O intento do parlamentar Jesualdo – amparado por lei – quer a revogação da cobrança dos impostos que vinham sendo cobrados.
RECURSOS HÍDRICOS
No mesmo pronunciamento, o deputado Jesualdo Pires comentou a realização do 10º. seminário estadual da questão – quando foi evidenciada a questão da água – líquido tão precioso para a humanidade – mesmo sendo atingida nos dias atuais – por ações nefastas e criminosas pela própria humanidade. A discussão de uma política nacional – que deve ser incrementada – para que possa haver uma utilização da água de forma útil e racional fazendo frente a grandes problemas.
Fonte: Decom
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)