Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo denuncia manobra do governo


O parlamentar relatou que o governo federal já está iniciando um processo que de ligação sistema de corrente contínua saindo de Porto Velho direto para São Paulo, sem contemplar Rondônia.

O deputado Jesualdo Pires (PSB) – fez um alerta – durante a sessão plenária desta terça-feira (13), pelo menos surpreendente – comentando a questão atual que surge referente à construção das Usinas do Madeira. Segundo Jesualdo – em que pese ter havido uma campanha bastante intensa para que a obra pudesse vir a se torna realidade, surge surpreendentemente, um fato que poderá deixar o Estado de Rondônia relegado a um segundo plano.
Segundo o que relatou Jesualdo Pires, o governo federal já está iniciando um processo que vai permitir a ligação sistema CC – Corrente Contínua – saindo de Porto Velho e indo direto para a cidade de Araraquara – no estado de São Paulo, sem contemplar cidades de Rondônia como: Jarú, Ouro Preto, Ji-Paraná e o próprio Porto Velho e outras por onde passar o linhão.
Segundo o parlamentar – caso a energia pudesse vir a servir lugares em sua trajetória – por onde passasse - bem como outras cidades de Rondônia, a geradora da energia seria a CA - Corrente Alternada.
Conforme explicou Jesualdo Pires, a forma que o governo federal quer impor, certamente irá contra os nossos interesses e, servindo como ‘uma barriga de aluguel’. Os impactos sociais, os investimentos e outros feitos por Rondônia estarão contrários aos nossos interesses – não sendo levados em consideração.
Providências estão sendo tomadas por Jesualdo Pires – que já acionou a nossa bancada na capital federal – para estabelecer um protesto de forma que possa vir a reverter o intento do governo federal – que por sua vez deixará Rondônia em situação desprezível e desprestigiada.
REQUERIMENTO
Em expediente encaminhado junto a Mesa Diretora da ALE, o deputado Jesualdo pediu que fosse oficializado ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, solicitando daquela autoridade a comunicação a todas as comarcas a respeito da Lei n° 1782 de 26 de setembro de 2006, revogando as alíneas “a” e “b” do inciso I, da tabela “I” da Lei 301 de 21 de dezembro de 1990 – que institui o Regimento de Custas – ampliando o acesso a justiça – dispondo sobre despesas forenses e outros. O intento do parlamentar Jesualdo – amparado por lei – quer a revogação da cobrança dos impostos que vinham sendo cobrados.
RECURSOS HÍDRICOS
No mesmo pronunciamento, o deputado Jesualdo Pires comentou a realização do 10º. seminário estadual da questão – quando foi evidenciada a questão da água – líquido tão precioso para a humanidade – mesmo sendo atingida nos dias atuais – por ações nefastas e criminosas pela própria humanidade. A discussão de uma política nacional – que deve ser incrementada – para que possa haver uma utilização da água de forma útil e racional fazendo frente a grandes problemas.
Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)