Quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 17h53
Ao advertir para as conseqüências geradas pelas denuncias em torno da cartelização do preço do leite pago aos produtores de leite de Rondônia em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o combativo deputado Jesualdo Pires (PSB Ji-Paraná) disse temer uma grave crise no setor da produção de leite no estado.
Segundo ele, o setor congrega cerca de 80.000 propriedades rurais, mais de 60 laticínios o que significa por baixo mais de 300.000 pessoas envolvidas diretamente neste importante segmento econômico, o que coloca a cadeia produtiva do leite como o mais importante no estado.
Em reunião realizada em Ji-Paraná no dia 18 de agosto, reuniram-se cerca de 200 representantes de produção de leite e os representantes dos laticínios, e que não chegaram a nenhum ponto de acordo.
Os produtores ameaçam uma grande paralisação na entrega do produto no estado a partir do dia 5 de setembro o que representaria um prejuízo enorme a todos e principalmente a economia do estado.
"São cerca de 2 milhões de litros de leite produzidos diariamente, quase 800 milhões de litros ao ano, atingindo um faturamento de R$ 500 milhões de reais só de pagamento aos produtores leite", enfatiza o parlamentar socialista.
O grande impasse é a posição dos laticínios em baixar os preços pagos aos produtores em cerca de 16% em julho e mais 10 % agora em agosto, em plena entressafra que historicamente sempre tiveram aumento de preços e não diminuição.
"Precisamos verificar o porquê da diminuição tão forte nos preços pagos em plena entresafra e quais as razões que estas diminuições não são repassadas ao consumidor final" indaga Jesualdo Pires.
Os laticínios alegam que não conseguem cobrir os custos de produção e os de produtores de leite por outro lado, afirmam que com estes novos preços pagos pela indústria mal pagam suas despesas.
"É preciso verificar com profundidade quem afinal ganha nesta cadeia produtiva, pois os produtos lácteos cada vez sobem mais para os consumidores, alguém está ganhando muito e a única certeza é que não são os produtores de leite" finalizou Jesualdo, que já estuda a proposição de uma CPI na Assembléia Legislativa para investigação deste problema que aflige produtores de leite há muitos anos.
Fonte: Emanuel Marques
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)