Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo contesta informações publicadas pela Isto é


 
Ao afirmar que Rondônia é o terceiro Estado mais rico da região Norte, sendo responsável por 10,8% do PIB da região, o deputado Jesualdo Pires (PSB) usou da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (4) para contestar o que foi publicado pela revista Época sobre o desenvolvimento do Estado após o início das obras da Usina de Santo Antônio.

“Não posso concordar com a afirmativa de que Rondônia só atraiu indústrias e maior desenvolvimento após o início dessa volumosa obra. Apesar de ser um Estado jovem (criado em 1982), Rondônia possui o terceiro maior índice de desenvolvimento humano, o terceiro maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a terceira menor taxa de analfabetismo entre todos os Estados das regiões Norte e Nordeste do país. Portanto, solicito que a Assembleia Legislativa encaminhe uma carta à direção e editoria da revista Época, mostrando toda a potencialidade deste Estado, para que seja providenciada a devida reparação dos dados divulgados que não condizem com a nossa realidade, já que o jornalista autor da matéria demonstrou desconhecimento da trajetória progressiva de Rondônia”, comentou Jesualdo Pires.

O fato de a mesma notícia haver citado que Rondônia, antes do início da obra da usina de Santo Antônio, se mantinha do extrativismo e de reservas florestais, Jesualdo Pires fez questão de frisar que “de acordo com dados divulgados pela Sede, o impacto do dinamismo do setor produtivo pode ser medido pela variável do PIB, o qual é o terceiro maior entre os Estados do Norte, sendo superado apenas por Amazonas e Pará. Além disso, o desenvolvimento da construção civil vem se destacando no cenário econômico. A agricultura ganha destaque, sendo o primeiro produtor de café, 2º produtor de milho, soja e feijão, 3º maior produtor de arroz e o 4º de mandioca. Só no período de janeiro a outubro de 2009, foram produzidas mais de 374 mil toneladas de carne e, atualmente, o Estado conta com um rebanho de mais de 11,5 milhões de cabeças de bovinos”.

Os deputados Professor Dantas (PT) e Silvernani Santos (DEM) elogiaram a postura de Jesualdo Pires e também criticaram o que a revista noticiou. “Rondônia não tem 60% de analfabetos funcionais. A educação aqui é de primeira qualidade”, falou Dantas. Por outro lado, Silvernani disse que a notícia choca os rondonienses. “A usina trouxe empregos, mas antes o Estado já caminhava a contento”, reiterou.

Por fim, Jesualdo Pires demonstrou que a reportagem não conhece a realidade de Rondônia, chama os rondonienses de rondonenses. “É a prova de total desconhecimento da realidade do Estado. Foram escritas coisas descabidas por uma revista que tem circulação nacional e isso precisa ser reparado”, conclui Jesualdo.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)