Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JESUALDO APRESENTA PROJETO DE LEI PARA FISCALIZAR ONGs


 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) apresentou ontem na sessão plenária da Assembléia Legislativa projeto de lei que regulamenta, controla e fiscaliza a ação das ONGs no Estado de Rondônia. Em contundente discurso, o parlamentar socialista abordou o perigo existente da internacionalização da Amazônia. "Os países desenvolvidos querem internacionalizar nossa Amazônia. Existe o visível propósito de tornar a região  um território  independente e muitas ongs  estão envolvidas neste  projeto", reclama.

O deputado citou recentes declarações de autoridades internacionais que pregam que o território amazônico não poderia mais pertencer ao Brasil. Em alguns paises a Amazônia já não consta no mapa brasileiro.

- "Sabemos que a cobiça pela a Amazônia já é muito antiga, mas agora graças à escassez de alimentos e água potável no mundo este problema tem se agravado e vai se tornar crítico em alguns anos" ressalta Jesualdo Pires.

Ao apresentou projeto de lei que trata do controle e fiscalização das ONGs instaladas em Rondônia, Jesualdo enfatizou que muitas delas servem apenas a interesses internacionais de exploração e roubos do subsolo e da biodiversidade.

O relator da CPI do Senado Federal Senador Raimundo Colombo de Santa Catarina questiona o porquê que 250 ONGs internacionais atuarem na Amazônia sobre o pretexto de combater a miséria e no Nordeste que claramente é uma região muito mais habitada e pobre não existe nenhuma ONG atuando neste sentido.

"Afinal quais seriam os reais interesses destas organizações, que patrocinam estas entidades e a serviço de quem estão instaladas na Amazônia?" indaga o parlamentar que alerta para a necessidade de todos que moram nesta região e, sobretudo ao Governo Federal estarem atentos para estas possíveis agressões que sofreremos futuramente caso não haja investimentos e principalmente fiscalização através do Exército Brasileiro que hoje se encontra completamente sucateado e sem condições de enfrentar o narcotráfico e a cobiça internacional.

Jesualdo Pires conclui que não é contra as ONGs, pois inúmeras delas prestam relevantes serviços, mas "infelizmente uma grande parte atua de forma obscura, na ilegalidade e com interesses escusos".

Fonte: Emanuel Marques

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)