Quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 18h31
O deputado Jean Oliveira (PSDB) disse hoje ser inadmissível para o Estado, perder o Programa de Residência Médica, conforme recente decisão do Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Residência Médica. Ao tomar conhecimento do problema ele promoveu uma reunião dos médicos-alunos na Assembleia Legislativa, do qual participaram também o chefe da Casa Civil e o secretário-adjunto de Saúde. Para ele, deve ser feito com urgência um Termo de Ajuste de Conduta por parte do Ministério Público, por ser esta a única alternativa de se salvar a especialização dos médicos, e garantir a permanência de 47 médicos em Rondônia.
Para o deputado Jean Oliveira, o Governo do Estado, em caráter de urgência, deve tomar uma decisão para solucionar o problema até o dia 9 de agosto, tendo em vista que, o Conselho Nacional de Residência Médica voltará a se reunir de 15 a 17 de agosto, e caso este descredenciamento seja mantido, o prejuízo será incalculável, trazendo enormes consequências.
Lembrou o parlamentar, que a rede pública municipal de saúde também será afetada, pois a maior parte dos médicos residentes trabalham na Prefeitura de Porto Velho, e assim sendo, na manutenção do descredenciamento, estes profissionais serão remanejados para concluírem suas especialidades em outros estados.
De acordo com o deputado, Rondônia que já sofre com a carência de médicos e é hoje o Estado com menor número de médicos especialistas, poderá perder 47 profissionais das seguintes especialidades: ortopedia, clínica médica, clínica geral, infectologia, pediatria, intensivista, ginecologia, e obstetrícia. Complementou ainda, que o fim do Programa de Residência Médica afetará diretamente os hospitais de Base, João Paulo II, Cosme Damião e Cemetron. Ele cobrou na reunião dos representantes do Governo, o atendimento imediato das exigências do MEC, como o pagamento de bolsa de estudo e a devolução dos descontos indevidos do Imposto de Renda.
Fonte: Ascom / Dep. Jean Oliveira
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).