Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JARDIM: Plebiscito de Extrema é uma conquista


O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, classificou como uma conquista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou na última terça-feira a realização de um plebiscito para decidir sobre a emancipação dos distritos de Vista Alegre do Abunã e de Extrema, no município de Porto Velho. Há quase 20 anos, a população dessas localidades busca a emancipação e essa luta recebeu apoio do Governo.

“Esses distritos estão localizados distantes da sede do município de Porto Velho, e muitas ações administrativas acabam sendo comprometidas em virtude da distância. Agora, caso seja aprovada a emancipação, pelos moradores, vai ser possível a criação de um novo município, com mais possibilidades de atender as necessidades da população”, disse Jardim.

O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). Joarez Jardim destacou que no mês de junho deste ano, os moradores dessa região bloquearam a BR- 364 no quilômetro 1039, cobrando a criação do novo município.

Na ocasião e a pedido do governador Ivo Cassol, o secretário da Casa Ciivl Joarez Jardim deslocou-se até o local do bloqueio para negociar com os manifestantes a liberação da estrada. Na comitiva estavam também os deputado estaduais Wilber Coimbra, Valter Araújo e Ribamar Araújo. Foram cinco horas de negociação num clima tenso. Os moradores pediam a autonomia político-administrativa e uma maior velocidade na solução dos problemas.

O secretário e os deputados assumiram o compromisso de aprovarem o projeto de Emenda Constitucional com a intenção da consulta plebiscitária, que depois de aprovada na Assembléia Legislativa, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que aprovou o plebiscito.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)