Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007 - 13h56
O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, classificou como uma conquista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou na última terça-feira a realização de um plebiscito para decidir sobre a emancipação dos distritos de Vista Alegre do Abunã e de Extrema, no município de Porto Velho. Há quase 20 anos, a população dessas localidades busca a emancipação e essa luta recebeu apoio do Governo.
“Esses distritos estão localizados distantes da sede do município de Porto Velho, e muitas ações administrativas acabam sendo comprometidas em virtude da distância. Agora, caso seja aprovada a emancipação, pelos moradores, vai ser possível a criação de um novo município, com mais possibilidades de atender as necessidades da população”, disse Jardim.
O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). Joarez Jardim destacou que no mês de junho deste ano, os moradores dessa região bloquearam a BR- 364 no quilômetro 1039, cobrando a criação do novo município.
Na ocasião e a pedido do governador Ivo Cassol, o secretário da Casa Ciivl Joarez Jardim deslocou-se até o local do bloqueio para negociar com os manifestantes a liberação da estrada. Na comitiva estavam também os deputado estaduais Wilber Coimbra, Valter Araújo e Ribamar Araújo. Foram cinco horas de negociação num clima tenso. Os moradores pediam a autonomia político-administrativa e uma maior velocidade na solução dos problemas.
O secretário e os deputados assumiram o compromisso de aprovarem o projeto de Emenda Constitucional com a intenção da consulta plebiscitária, que depois de aprovada na Assembléia Legislativa, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que aprovou o plebiscito.
Fonte: DECOM
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
O senador Confúcio Moura, prestes a completar 78 anos, cometeu o ato mais infantil de sua carreira política. Desmentiu a si próprio, mas, em vez de re

Municípios de Rondônia recebem lote de máquinas pesadas. Auxílio importante ao pequeno produtor
Veja a reportagem:

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) comunicou oficialmente a renúncia do presidente Hildon de Lima Chaves, formalizada nesta terça-feira,

Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)