Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JARDIM: Plebiscito de Extrema é uma conquista


O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, classificou como uma conquista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou na última terça-feira a realização de um plebiscito para decidir sobre a emancipação dos distritos de Vista Alegre do Abunã e de Extrema, no município de Porto Velho. Há quase 20 anos, a população dessas localidades busca a emancipação e essa luta recebeu apoio do Governo.

“Esses distritos estão localizados distantes da sede do município de Porto Velho, e muitas ações administrativas acabam sendo comprometidas em virtude da distância. Agora, caso seja aprovada a emancipação, pelos moradores, vai ser possível a criação de um novo município, com mais possibilidades de atender as necessidades da população”, disse Jardim.

O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). Joarez Jardim destacou que no mês de junho deste ano, os moradores dessa região bloquearam a BR- 364 no quilômetro 1039, cobrando a criação do novo município.

Na ocasião e a pedido do governador Ivo Cassol, o secretário da Casa Ciivl Joarez Jardim deslocou-se até o local do bloqueio para negociar com os manifestantes a liberação da estrada. Na comitiva estavam também os deputado estaduais Wilber Coimbra, Valter Araújo e Ribamar Araújo. Foram cinco horas de negociação num clima tenso. Os moradores pediam a autonomia político-administrativa e uma maior velocidade na solução dos problemas.

O secretário e os deputados assumiram o compromisso de aprovarem o projeto de Emenda Constitucional com a intenção da consulta plebiscitária, que depois de aprovada na Assembléia Legislativa, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que aprovou o plebiscito.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)