Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JARDIM: Plebiscito de Extrema é uma conquista


O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, classificou como uma conquista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou na última terça-feira a realização de um plebiscito para decidir sobre a emancipação dos distritos de Vista Alegre do Abunã e de Extrema, no município de Porto Velho. Há quase 20 anos, a população dessas localidades busca a emancipação e essa luta recebeu apoio do Governo.

“Esses distritos estão localizados distantes da sede do município de Porto Velho, e muitas ações administrativas acabam sendo comprometidas em virtude da distância. Agora, caso seja aprovada a emancipação, pelos moradores, vai ser possível a criação de um novo município, com mais possibilidades de atender as necessidades da população”, disse Jardim.

O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). Joarez Jardim destacou que no mês de junho deste ano, os moradores dessa região bloquearam a BR- 364 no quilômetro 1039, cobrando a criação do novo município.

Na ocasião e a pedido do governador Ivo Cassol, o secretário da Casa Ciivl Joarez Jardim deslocou-se até o local do bloqueio para negociar com os manifestantes a liberação da estrada. Na comitiva estavam também os deputado estaduais Wilber Coimbra, Valter Araújo e Ribamar Araújo. Foram cinco horas de negociação num clima tenso. Os moradores pediam a autonomia político-administrativa e uma maior velocidade na solução dos problemas.

O secretário e os deputados assumiram o compromisso de aprovarem o projeto de Emenda Constitucional com a intenção da consulta plebiscitária, que depois de aprovada na Assembléia Legislativa, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que aprovou o plebiscito.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)