Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JARDIM: Plebiscito de Extrema é uma conquista


O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, classificou como uma conquista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou na última terça-feira a realização de um plebiscito para decidir sobre a emancipação dos distritos de Vista Alegre do Abunã e de Extrema, no município de Porto Velho. Há quase 20 anos, a população dessas localidades busca a emancipação e essa luta recebeu apoio do Governo.

“Esses distritos estão localizados distantes da sede do município de Porto Velho, e muitas ações administrativas acabam sendo comprometidas em virtude da distância. Agora, caso seja aprovada a emancipação, pelos moradores, vai ser possível a criação de um novo município, com mais possibilidades de atender as necessidades da população”, disse Jardim.

O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). Joarez Jardim destacou que no mês de junho deste ano, os moradores dessa região bloquearam a BR- 364 no quilômetro 1039, cobrando a criação do novo município.

Na ocasião e a pedido do governador Ivo Cassol, o secretário da Casa Ciivl Joarez Jardim deslocou-se até o local do bloqueio para negociar com os manifestantes a liberação da estrada. Na comitiva estavam também os deputado estaduais Wilber Coimbra, Valter Araújo e Ribamar Araújo. Foram cinco horas de negociação num clima tenso. Os moradores pediam a autonomia político-administrativa e uma maior velocidade na solução dos problemas.

O secretário e os deputados assumiram o compromisso de aprovarem o projeto de Emenda Constitucional com a intenção da consulta plebiscitária, que depois de aprovada na Assembléia Legislativa, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que aprovou o plebiscito.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)