Segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - 10h44
Distrito teve mudança acentuada com ações das compensações sociais das usinas
Quem esteve ou passou pelo distrito de Jacy-Paraná, distante 90 km da sede do município, há um ano e retornar hoje, com certeza vai constatar a enorme mudança que a comunidade sofreu após o início das obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e de Jirau.
Na noite do último sábado (19) o prefeito Roberto Sobrinho esteve no local, acompanhado de alguns auxiliares de governo, para fazer uma prestação de contas de sua gestão aos moradores do distrito. Jacy-Paraná já recebeu 4 km de asfalto – dois por meio das compensações e mais dois com apoio do governo federal -, ganhou um ginásio coberto poliesportivo, duas escolas municipais reformadas e ampliadas e vai ganhar ainda um Centro Administrativo e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Saúde, que vai funcionar como um pequeno pronto-socorro.
Em uma das escolas e no Centro Administrativo também serão instaladas tele-salas, que vai disponibilizar internet grátis para a comunidade.
A prefeitura teve de contornar um problema com o local onde seria construída a Unidade de Saúde. O terreno, embora tivesse documentação do INCRA repassando-o para o município, é disputado por três famílias, uma das quais aproveitou o burburinho da construção da Unidade de Saúde para erguer, em tempo recorde, uma casa.
Para evitar maiores transtornos, o prefeito Roberto Sobrinho preferiu mudar a obra de local. Assim, foi transferida para a mesma área onde será construído o Centro Administrativo e que já está em fase final, a construção da praça local.
Água
O prefeito Roberto Sobrinho lamentou que o distrito de Jacy-Paraná tenha sido ‘esquecido’ no programa de abastecimento de água e esgoto de Porto Velho, e disse que vai tentar um acordo com as hidrelétricas para que o serviço seja realizado por meio de compensação sócio-ambiental.
Roberto Sobrinho falou também do programa Luz no Campo, que deverá chegar a todas as casas no meio rural até o ano que vem e abordou também, as ações para o fortalecimento da agricultura, como o programa de destoca, gradagem e aplicação de calcário para a correção do solo.
Ao final, o prefeito convidou todos os moradores ribeirinhos da região para uma reunião a ser realizada no dia 28.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)