Segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 19h38
Depois de muitas discussões e uma inesperada convocação, Itamar Ferreira assume mais uma vez a presidência da CUT-RO, pelos próximos três anos. A Chapa Única teve o apoio de quase 90% dos 126 delegados que participaram da votação. A escolha da nova diretoria da CUT RO aconteceu durante o 14º Congresso Estadual da CUT RO. “Há 10 dias não sabia que poderia voltar à presidência da CUT, mas atendi a solicitação dos sindicatos e coloquei meu nome a disposição. Aceitei mais uma vez o desafio. Quero trazer a minha experiência sindical para a CUT-RO”, conta.
Além de Itamar na presidência, a nova executiva da CUT Rondônia é composta por: secretária de finanças Elizelene
Durante discurso de posse, Itamar destacou que a Central Única dos Trabalhadores de Rondônia precisa da unidade dos sindicatos filiados, pois a luta de cada categoria, deve ser a luta de todos. “A Central em Rondônia precisa de sindicatos unidos em uma só causa, o benefício do trabalhador, não para que cada um lute só pela sua categoria, mas que todos venham reivindicar uns pelos outros”, ressaltou.
A Chapa formada por Itamar Ferreira, que representa o Sindicato dos Bancários de Rondônia (Seeb) e tem membros de mais oito sindicatos para a diretoria executiva. “Quem assume comigo, são diretores novos, que estão com muita vontade de trabalhar, fazer bem feito e dar a atenção que todos os trabalhadores, independente de categoria merecem”, explica.
Unidade
Durante todo o CE-CUT o tema mais discutido foi a unidade dos sindicatos. Jacy Afonso, secretário de organização e políticas sindicais da CUT-Nacional, destacou em sua análise de conjuntura nacional, feita na manhã do sábado, que todas as categorias devem se ajudar e cooperar com os movimentos. “Isso se chama solidariedade de massa e deve ser exercida na CUT, para que a Central ganhe visibilidade social e política”, explica.
O diretor executivo da CUT Nacional, Rogério Pantoja, também falou sobre o assunto e do aumento da visibilidade dos movimentos quando as categorias estão unidas. “Precisamos unir forças para que a CUT seja forte, como diz o nosso grito: “Somos forte, somos CUT”. Isso deve vales em cada movimentação”, declarou.
Estrutura
Ainda, em sua análise de conjuntura nacional, Jacy Afonso falou sobre a estrutura atual do movimento sindical. Segundo ele, a forma de organização que está sendo feita no momento deve ser repensada. “Se os sindicatos se organizarem e defenderem conjuntamente as pautas de cada entidade (educação, transporte, saúde), o movimento terá autonomia na política e na sociedade.
“Muitas pessoas estão falando que a CUT é governista, mas precisamos saber separar, pois governo deve governar e sindicato deve ‘sindicatear’, isto é, defender a pauta de reivindicação das categorias. Temos que separar os papéis políticos e sindicais MAIS GREVES”, esclarece.
Fonte: CUT
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)