Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Israel se reúne com presidente em exercício da Câmara


 
Em reunião, ontem (quinta-feira), com a presidente em exercício da Câmara Federal, deputada Rose de Freitas (PMDB-PB), em Brasília, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur), Israel Borges, pediu urgência para a inclusão da Proposta de Emenda Constitucional 190/2007 na ordem do dia da casa de leis.

A reunião, que aconteceu um dia após a mobilização nacional, proposta pela Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário), que atingiu servidores da Justiça em todas as comarcas, foi intermediada pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO). No encontro, Israel Borges apresentou cópia da PEC 190/07 e falou da necessidade e da importância da unificação do Judiciário.

A proposta, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), dispõe para que o Supremo Tribunal Federal (STF) envie ao Congresso proposta para criar o Estatuto Nacional dos Servidores do Judiciário, que garante a equiparação dos direitos e deveres dos servidores dos judiciários estadual e federal.

Maria José Silva, presidente da Fenajud, que também participou do encontro, reforçou o apelo pela inclusão da PEC na sessão de votação da Cãmara.

A deputada Rose de Freitas reconheceu que há discrepância entre as Justiça estadual e a federal e prometeu dar atenção especial a PEC 190. Marinha Raupp, também presente na reunião, assegurou que vai mobilizar os líderes de partidos para tentar incluir a PEC na pauta do dia o mais rápido possível. Na quarta-feira, Marinha e os deputados Lindomar Garçon (PV-RO) e Mauro Nazif (PSB-RO) protocolaram novo pedido para a inclusão do projeto na ordem do dia.

Nova audiência, desta vez com o deputado Marcos Maia (PT-RS) – presidente eleito da Câmara que está em viagem oficial para Espanha-, já foi agenda pelo presidente do Sinjur.

Euzimar Cabral de Souza (Ouro Preto) e Fátima Evangelista (Jaru), que acompanharam a comitiva do Sinjur, avaliaram positivamente a visita aos parlamentares. “Demos um grande passo”, disseram.

Ainda na quinta-feira, a Comissão de Mobilização da Fenajud, definiu estratégias para manter a PEC em evidência. Uma das propostas, segundo Israel Borges, é a manutenção de plantões semanais dos sindicatos em Brasília, “ou seja, a cada semana membros dos sindicatos estarão se reunindo com parlamentares”.

Em maio (dia 04), representantes do Sinjur e de sindicatos dos servidores da Paraíba e do Maranhão retornam a capital federal para pressionar a votação do projeto pela Câmara. “O objetivo é manter vivo o apelo pela votação da proposta no plenário”.

Em nível regional, cada sindicato realizará encontros com servidores para esclarecer nuances sobre o texto da PEC. “Rondônia, por exemplo, sediará um encontro com todos os estados da região Norte”, afirmou Israel Borges.

Fonte: Sinjur – Toni Francis MTE -753/RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)