Sexta-feira, 22 de agosto de 2008 - 12h25
IPHAN inicia melhorias no antigo Cemitério da Candelária, Patrimônio Cultural do Brasil
O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – iniciou a execução de melhorias na área tombada do Cemitério da Candelária.
O projeto assinado pela arquiteta Fátima Macedo e pelo engenheiro Elexander Amaral, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM visa estimular a preservação do bem tombado e divulgar o Patrimônio Histórico de Rondônia, possibilitando o acesso e o usufruto dos visitantes ao monumento.
Profissionais do IPHAN de Rondônia e de Brasília se envolveram intensamente com a história da EFMM e em especial com a do Cemitério da Candelária, de modo que a estrutura mínima a ser criada, que permitirá a visitação do Patrimônio pela população e pelos turistas que a queiram conhecer, sofresse a menor interferência possível.
O projeto elegeu como pressupostos os conceitos de paisagismo ecológico, respeito à tradição vernacular, se utilizando de materiais disponíveis no local e com intervenção mínima.
Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “a ação visa proporcionar aos visitantes um passeio histórico, fornecendo dados da construção da EFMM, e ecológico melhor preservando a área do Cemitério da Candelária, testemunho de parte importante da história de Rondônia”.
- “Queremos ser parceiros da população vizinha no processo de divulgação e conservação daquele patrimônio” – concluiu Bertagna.
Hoje, a área se encontra tomada pela vegetação da região com árvores de grande porte e mata com grau médio de dificuldade de penetração.
A maioria das cruzes que marcavam os locais dos sepultamentos não existe mais, á exceção de pouquíssimos exemplares espalhados pela área, e três túmulos com lápides de mármore quebradas , algumas retiradas do local original.
Foi realizado o levantamento e a demarcação da área original do Cemitério com uso de GPS.
O objetivo é fazer com que, através da visitação e do uso do espaço, este deixe de ser uma área abandonada.
O processo de tombamento foi concluído em 2006 reconhecendo o valor histórico deste bem cultural para nação brasileira e estendendo a proteção federal sobre o Patrimônio da EFMM, representado pelo Pátio Ferroviário da EFMM, por oito quilômetros de trilhos até Santo Antônio, pelas Três Caixas d’Água e pela área original do Cemitério da Candelária.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)