Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN: Melhorias no Cemitério da Candelária


 
IPHAN inicia melhorias no antigo Cemitério da Candelária, Patrimônio Cultural do Brasil
 

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – iniciou a execução de melhorias na área tombada do Cemitério da Candelária.

O projeto assinado pela arquiteta Fátima Macedo e pelo engenheiro Elexander Amaral, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM visa estimular a preservação do bem tombado e divulgar o Patrimônio Histórico de Rondônia, possibilitando o acesso e o usufruto dos visitantes ao monumento.
 
Profissionais do IPHAN de Rondônia e de Brasília se envolveram intensamente com a história da EFMM e em especial com a do Cemitério da Candelária, de modo que a estrutura mínima a ser criada, que permitirá a visitação do Patrimônio pela população e pelos turistas que a queiram conhecer, sofresse a menor interferência possível.

O projeto elegeu como pressupostos os conceitos de paisagismo ecológico, respeito à tradição vernacular, se utilizando de materiais disponíveis no local e com intervenção mínima.

Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “a ação visa proporcionar aos visitantes um passeio histórico, fornecendo dados da construção da EFMM, e ecológico melhor preservando a área do Cemitério da Candelária, testemunho de parte importante da história de Rondônia”.

- “Queremos ser parceiros da população vizinha no processo de divulgação e conservação daquele patrimônio” – concluiu Bertagna.
 
Hoje, a área se encontra tomada pela vegetação da região com árvores de grande porte e mata com grau médio de dificuldade de penetração.
 
A maioria das cruzes que marcavam os locais dos sepultamentos não existe mais, á exceção de pouquíssimos exemplares espalhados pela área, e três túmulos com lápides de mármore quebradas , algumas retiradas do local original.
 
Foi realizado o levantamento e a demarcação da área original do Cemitério com uso de GPS.

O objetivo é fazer com que, através da visitação e do uso do espaço,  este deixe de ser uma área abandonada.

O processo de tombamento foi concluído em 2006 reconhecendo o valor histórico deste bem cultural para nação brasileira e estendendo a proteção federal sobre o Patrimônio da EFMM, representado pelo Pátio Ferroviário da EFMM, por oito quilômetros de trilhos até Santo Antônio, pelas Três Caixas d’Água e pela área original do Cemitério da Candelária.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)