Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

IPHAN estuda Registro do Santo Daime



IPHAN estuda Registro do Santo Daime como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira

Uma equipe de pesquisadores do IPHAN está estudando a solicitação de Registro das religiões ayahuasqueiras Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal (UDV) feito recentemente pela Madrinha Peregrina Gomes Serra, dignitária do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, centro daimista fundado por Irineu Raimundo Serra, em Rio Branco/AC.

Segundo o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, "o pedido deverá ser analisado pela Câmara do Patrimônio Imaterial, uma câmara instalada no âmbito do Conselho Consultivo do Patrimônio e que deverá fazer exame preliminar da pertinência do pedido de Registro."

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é presidido pelo presidente do IPHAN e integrado por 18 membros da sociedade civil em áreas afins como antropólogos, museólogos, arquitetos, urbanistas e historiadores. Também compõem o Conselho um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos), do Museu Nacional e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

Para Bertagna, "o IPHAN está com novos horizontes dentro dos Patrimônios Materiais e Imateriais. Hoje valorizamos a arqueologia e exigimos o cumprimento das leis, temos o Centro de Arqueologia em Presidente Médici recentemente inaugurado, o projeto de revitalização do Real Forte Príncipe da Beira, o tombamento da Casa de Chico Mendes, o estudo para o tombamento dos Postos Telegráficos do Mal. Rondon e vários outros projetos em execução. Há bem pouco tempo, em gestões passadas, só se falava na Madeira-Mamoré como se fosse o único Patrimônio de Rondônia, num discurso monótono e repetitivo. Na prática, em prol da real defesa dos nossos Patrimônios, pouco ou nada se fazia. Ampliamos nossa atuação, porque Rondônia e Acre tem uma riqueza muito grande,  e dentro disto os conhecimentos tradicionais e usos praticados por comunidades da floresta precisam ser melhor estudados e preservados por serem muito complexos. Busca-se assim a proteção do caráter sagrado do ritual excluindo outros usos consumistas e fora do contexto espiritual.",  concluiu Bertagna.

O Santo Daime é uma doutrina daimista criada pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, a partir do contato deste com índios peruanos na fronteira do estado do Acre com a Bolívia, no início do século passado, e que se desenvolveu na cidade de Rio Branco.

A União do Vegetal (UDV) foi fundada na fronteira da Bolívia com o Estado de Rondônia, pelo Mestre Gabriel. O ritual é completamente diferente do Santo Daime, entretanto as duas principais correntes das religiões ayahuasqueiras entendem que o reconhecimento da prática ritualística é fundamental para reduzir o preconceito contra os praticantes dessas religiões.

A Barquinha, fundada pelo também maranhense Daniel Matos, foi apoiada por Irineu Serra, como uma oportunidade de fortalecimento da comunidade daimista. Foram agregados diversos outros elementos com referências religiosas e rítmicas.

Segundo a Resolução 001/2006, "o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, além de contribuir para a continuidade dessas manifestações e fomento às práticas culturais abre novas e mais amplas possibilidades de reconhecimento da contribuição dos diversos grupos formadores da sociedade brasileira.

A ayahuasca é uma bebida obtida a partir do cozimento do cipó jagube (Banisteriopis caapi) também conhecido como cipó mariri, com a folha chacrona (Psichotria viridis). O registro que se propõe é do seu uso ritualístico com propósitos religiosos, terapêuticos e de afirmação cultural.

O governo peruano recentemente publicou no Diário Oficial do País, o El Peruano, através do Presidente do Instituto Nacional de Cultura, Javier Ugaz Villacorta o reconhecimento do ritual da ayahuasca como patrimônio cultural do Peru.

Fonte: 16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)

Mais Sobre Política

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di