Sexta-feira, 5 de junho de 2009 - 11h38
O IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico Nacional realiza nos dias 4 e 5 de junho na cidade de Belo Horizonte/MG o I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Cultural Ferroviário Brasileiro. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais. O I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Cultural Ferroviário Brasileiro tem por finalidade estabelecer um amplo fórum de discussão a respeito das atribuições, ações e objetivos das instituições envolvidas com o tema da Memória Ferroviária Nacional. O seminário conta com palestrantes como Alexandra Reschke, da Secretaria de Patrimônio da União -SPU, Paulo de Tarso, da Agência Nacional de Transportes Terrestres -ANTT, Geraldo Lourenço de Souza Neto, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Cacio Antonio Ramos,da Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S/A ? RFFSA e representantes do Ministério Público Federal - MPF, da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF, da Associação Brasileira de Trens Turísticos Culturais - ABOTTC, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ? ABPF, dentre outras entidades.
O Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna apresentou um panorama de como se encontram os projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e estabeleceu parcerias importantes para o sucesso do empreendimento. ?Fiz uma solicitação ao Inventariante da extinta RFFSA, Cacio Antônio Ramos e à sua assessora Marcella Boaventura para que destinasse 15 vagões de passageiros para serem restaurados e futuramente colocados em uso nos dois trechos que serão reativados na Madeira-Mamoré: de
Porto Velho a Santo Antônio, com 8 km de extensão e de Jacy-Paraná a Nova Mutum, com aproximadamente 42 km de extensão? ? declarou Bertagna. Bertagna também disse que ?os vagões utilizarão plataformas operacionais e serão restaurados de acordo com a decoração interna, bancos e as cores originais da Madeira-Mamoré?.
Após a edição da medida provisória que extinguiu a RFFSA em 2007, o Iphan percebeu a necessidade de promover uma ampla discussão para análise dos procedimentos adotados, os pontos de convergência e dissonância e os avanços necessários no diálogo entre as instituições envolvidas e seus parceiros (Ministérios Públicos, Prefeituras, Ferroviários, ONG?s, OSCIP?s e outros), fato que resultou neste seminário nacional que acontece no auditório do CREA/MG, na Praça da Assembléia em Belo Horizonte/MG.
Fonte: 16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)
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