Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN abre Edital de 800 mil reais para premiar projetos sobre Patrimônio



O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital Inventário Nacional da Diversidade Lingüística e Mapeamento Documental do Patrimônio Imaterial.

O Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN receberá até o dia 31 de outubro deste ano projetos que concorrerão ao apoio do Edital num valor total de 800 mil reais.

Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “ é uma excelente oportunidade para as instituições de pesquisa, documentação histórica e etnográfica divulgarem a riqueza do patrimônio imaterial de Rondônia. Temos, por exemplo, celebrações centenárias de incontestável riqueza cultural , como a Festa da Coroa do Divino Espírito Santo , no Vale do Guaporé, que merece ser pesquisada, prestigiada e apoiada por todos que gostam de Rondônia.”

Os projetos devem se referir a levantamento documental de saberes e modos de fazer, formas de expressão, festas, celebrações e lugares.
Neste ano, o Edital contempla projetos sobre os Estados do Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Os projetos devem prever o diagnóstico do estado de conservação, acondicionamento dos acervos pesquisados e das condições de funcionamento das instituições que os abrigam.

O edital também contempla a realização de pilotos de experimentação da metodologia geral para o Inventário Nacional da Diversidade Lingüística enfocando uma língua indígena, falada por poucos indivíduos; uma língua indígena falada por população entre aproximadamente 100 e 300 indivíduos;uma língua indígena, falada por comunidade numerosa; uma língua de imigração;uma língua de comunidade afro-brasileira, uma língua crioula ou uma língua de sinais.

Os projetos devem ser apresentados conforme as exigências do Edital e seus anexos estão disponíveis na Internet no sítio eletrônico www.iphan.gov.br.

Maiores informações também podem ser obtidas na 16ª Superintendência Regional do IPHAN, situada na Av. Presidente Dutra,nº 2234 ou através do telefone 3223 5490 . 

Fonte: Beto Bertagna
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)