Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN abre Edital de 800 mil reais para premiar projetos sobre Patrimônio



O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital Inventário Nacional da Diversidade Lingüística e Mapeamento Documental do Patrimônio Imaterial.

O Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN receberá até o dia 31 de outubro deste ano projetos que concorrerão ao apoio do Edital num valor total de 800 mil reais.

Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “ é uma excelente oportunidade para as instituições de pesquisa, documentação histórica e etnográfica divulgarem a riqueza do patrimônio imaterial de Rondônia. Temos, por exemplo, celebrações centenárias de incontestável riqueza cultural , como a Festa da Coroa do Divino Espírito Santo , no Vale do Guaporé, que merece ser pesquisada, prestigiada e apoiada por todos que gostam de Rondônia.”

Os projetos devem se referir a levantamento documental de saberes e modos de fazer, formas de expressão, festas, celebrações e lugares.
Neste ano, o Edital contempla projetos sobre os Estados do Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Os projetos devem prever o diagnóstico do estado de conservação, acondicionamento dos acervos pesquisados e das condições de funcionamento das instituições que os abrigam.

O edital também contempla a realização de pilotos de experimentação da metodologia geral para o Inventário Nacional da Diversidade Lingüística enfocando uma língua indígena, falada por poucos indivíduos; uma língua indígena falada por população entre aproximadamente 100 e 300 indivíduos;uma língua indígena, falada por comunidade numerosa; uma língua de imigração;uma língua de comunidade afro-brasileira, uma língua crioula ou uma língua de sinais.

Os projetos devem ser apresentados conforme as exigências do Edital e seus anexos estão disponíveis na Internet no sítio eletrônico www.iphan.gov.br.

Maiores informações também podem ser obtidas na 16ª Superintendência Regional do IPHAN, situada na Av. Presidente Dutra,nº 2234 ou através do telefone 3223 5490 . 

Fonte: Beto Bertagna
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)