Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IPHAN abre Edital de 800 mil reais para premiar projetos sobre Patrimônio



O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital Inventário Nacional da Diversidade Lingüística e Mapeamento Documental do Patrimônio Imaterial.

O Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN receberá até o dia 31 de outubro deste ano projetos que concorrerão ao apoio do Edital num valor total de 800 mil reais.

Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “ é uma excelente oportunidade para as instituições de pesquisa, documentação histórica e etnográfica divulgarem a riqueza do patrimônio imaterial de Rondônia. Temos, por exemplo, celebrações centenárias de incontestável riqueza cultural , como a Festa da Coroa do Divino Espírito Santo , no Vale do Guaporé, que merece ser pesquisada, prestigiada e apoiada por todos que gostam de Rondônia.”

Os projetos devem se referir a levantamento documental de saberes e modos de fazer, formas de expressão, festas, celebrações e lugares.
Neste ano, o Edital contempla projetos sobre os Estados do Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Os projetos devem prever o diagnóstico do estado de conservação, acondicionamento dos acervos pesquisados e das condições de funcionamento das instituições que os abrigam.

O edital também contempla a realização de pilotos de experimentação da metodologia geral para o Inventário Nacional da Diversidade Lingüística enfocando uma língua indígena, falada por poucos indivíduos; uma língua indígena falada por população entre aproximadamente 100 e 300 indivíduos;uma língua indígena, falada por comunidade numerosa; uma língua de imigração;uma língua de comunidade afro-brasileira, uma língua crioula ou uma língua de sinais.

Os projetos devem ser apresentados conforme as exigências do Edital e seus anexos estão disponíveis na Internet no sítio eletrônico www.iphan.gov.br.

Maiores informações também podem ser obtidas na 16ª Superintendência Regional do IPHAN, situada na Av. Presidente Dutra,nº 2234 ou através do telefone 3223 5490 . 

Fonte: Beto Bertagna
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)