Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Iperon realiza o II Fórum Previdenciário de Rondônia



Para promover e fortalecer a integração com Institutos de Previdências e Poderes do Estado de Rondônia, o Governo do Estado através do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON) e em parceria com o Banco do Brasil, realiza o II Fórum Previdenciário.


O evento que terá a solenidade de abertura no próximo dia 30, às 08:30hs no Rondon Palace Hotel, se estenderá até o dia 31 de outubro com palestras, mesas redondas, painéis e recursos audiovisuais. Entre os convidados a participação de renomados profissionais da área previdenciária, citando: Dr. Otoni Gonçalves e Zanita de Marco, representantes do Ministério da Previdência Social; Dr. Milton Rolim Filho, presidente do Instituto Municipal de Comburiu – SC; Dr. Antônio Malheiros, presidente do Tribunal de Contas do Acre, que vai explanar sobre a parceria que o instituto do Acre tem com o Tribunal de Contas para facilitar os trabalhos realizados no estado, entre outros.

O Fórum tem por objetivo debater e esclarecer as garantias, direitos e deveres do servidor público como segurado do Instituto de Previdência, levantando questionamentos e buscando soluções para a concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão, com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judicário, Ministério Público, Tribunal de Contas e sindicatos, no âmbito municipal, estadual e federal. Além de servidores do próprio instituto que participam como capacitação profissional. Visa também, esclarecer a importância da cultura previdenciária e os benefícios; conhecer modificações introduzidas pelas reformas de Previdência nas esferas, Municipal Estadual e Federal; debater a aplicabilidade e as diretrizes da Lei 9796/99; debater a política de investimentos, além de discutir o panorama atual dos RPPS.

De acordo com o presidente do Iperon, César Licório, o Fórum vai discutir também o cálculo atuarial (que mostra a atual situação e a previsão futura dos previdenciários) que pela primeira vez o Instituto conseguiu através de parcerias com os poderes as informações necessárias que vai aproximar a realidade atuarial do Instituto. “É uma política para esclarecer aos demais institutos municipais de que forma estamos trabalhando e a necessidade de criarmos fundos para tranqüilidades futuras”, declarou o presidente.

Disse ainda que o II Fórum será melhor que o primeiro realizado no ano passado. “Vamos superar todas as expectativas e será melhor que o primeiro. Estamos confiantes”, finalizou Licório.

 
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)