Segunda-feira, 27 de outubro de 2008 - 01h10
Para promover e fortalecer a integração com Institutos de Previdências e Poderes do Estado de Rondônia, o Governo do Estado através do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON) e em parceria com o Banco do Brasil, realiza o II Fórum Previdenciário.
O evento que terá a solenidade de abertura no próximo dia 30, às 08:30hs no Rondon Palace Hotel, se estenderá até o dia 31 de outubro com palestras, mesas redondas, painéis e recursos audiovisuais. Entre os convidados a participação de renomados profissionais da área previdenciária, citando: Dr. Otoni Gonçalves e Zanita de Marco, representantes do Ministério da Previdência Social; Dr. Milton Rolim Filho, presidente do Instituto Municipal de Comburiu SC; Dr. Antônio Malheiros, presidente do Tribunal de Contas do Acre, que vai explanar sobre a parceria que o instituto do Acre tem com o Tribunal de Contas para facilitar os trabalhos realizados no estado, entre outros.
O Fórum tem por objetivo debater e esclarecer as garantias, direitos e deveres do servidor público como segurado do Instituto de Previdência, levantando questionamentos e buscando soluções para a concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão, com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judicário, Ministério Público, Tribunal de Contas e sindicatos, no âmbito municipal, estadual e federal. Além de servidores do próprio instituto que participam como capacitação profissional. Visa também, esclarecer a importância da cultura previdenciária e os benefícios; conhecer modificações introduzidas pelas reformas de Previdência nas esferas, Municipal Estadual e Federal; debater a aplicabilidade e as diretrizes da Lei 9796/99; debater a política de investimentos, além de discutir o panorama atual dos RPPS.
De acordo com o presidente do Iperon, César Licório, o Fórum vai discutir também o cálculo atuarial (que mostra a atual situação e a previsão futura dos previdenciários) que pela primeira vez o Instituto conseguiu através de parcerias com os poderes as informações necessárias que vai aproximar a realidade atuarial do Instituto. É uma política para esclarecer aos demais institutos municipais de que forma estamos trabalhando e a necessidade de criarmos fundos para tranqüilidades futuras, declarou o presidente.
Disse ainda que o II Fórum será melhor que o primeiro realizado no ano passado. Vamos superar todas as expectativas e será melhor que o primeiro. Estamos confiantes, finalizou Licório.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)