Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

INTERVENÇÃO FEDERAL EM RONDÔNIA: É sugestão de Anselmo de Jesus



Deputado Anselmo diz que apesar de extrema a medida se torna necessária para garantir o direito a vida e a integridade física.

Em pronunciamento na Sessão Plenária da Câmara Federal de hoje, 08/04, o deputado federal Anselmo de Jesus (PT), pediu junto ao Procurador da República que promova pedido de Intervenção Federal no Estado de Rondônia. O parlamentar tomou tal posição após obter informações, de que o funcionamento adequado do sistema prisional de Rondônia não tem sido executado, e não se tem registro de que providências estejam sendo tomadas. (CLIQUE E VEJA VÍDEO)

Na última edição do dia 08 de abril, a Revista Carta Capital, noticia a fatídica situação dos detentos da Casa de Detenção José Mário Alves, o Urso Branco, em Porto Velho, capital do Estado. De acordo com o material veiculado foi constatado que vários detentos estão sendo vítimas das mais variadas formas de tortura, como lesões corporais. Tais comprovações vieram do Juiz da primeira Vara de Execuções e Contravenções Penais, doutor Sérgio Wiliam Domingues Teixeira, ao realizar uma inspeção de surpresa.

Para o deputado Anselmo, estas recentes informações somadas ao episódio de horror acontecido no ano de 2004, quando presos foram cruelmente assassinados neste mesmo presídio da capital, significa a falência do sistema prisional de Rondônia. Anselmo lembra que em decorrência do episódio de 2004 o Brasil chegou a figurar como réu junto à Corte Interamericana de Diretos Humanos justamente por conta de casos de violação dos direitos humanos constatados naquele presídio.

O sistema prisional de nosso Estado tem demonstrado não ter a mínima capacidade de garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais Brasileira, sendo inaceitável que o poder público ainda não tenha tomado as providências cabíveis para um adequado funcionamento do sistema”, disse.

O deputado lembrou ainda que em 2008 foi proposto pedido de intervenção federal em Rondônia, por parte do procurador Geral da República, doutor Antônio Fernando de Souza, ao reconhecer a total violação dos direitos da pessoa humana. O procurador afirmou, á época, que o “o Estado de Rondônia descumpre uma dezena de preceitos constitucionais e dispositivos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário”. Foi relatado pelo Procurador Geral que detentos do Urso Branco foram submetidos a tratamentos degradantes e desumanos.

Diante de medidas não executadas até o momento pelo Governo do Estado, que na época decretou estado de emergência no sistema penitenciário, objetivando desafogar a superlotação das unidades prisionais e ainda evitar a intervenção, é que sugiro ao Procurador Geral da República propor novo pedido de intervenção federal”, pronunciou Anselmo ressaltando que apesar de extrema a medida se torna necessária para garantir o direito a vida e a integridade física.

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)