Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Interiorização do TCE garantirá avaliações técnicas mais abrangentes, diz promotor


 
Mais abrangência nas avaliações técnicas, devido à proximidade com o jurisdicionado e a sociedade que o cerca, é uma das vantagens do processo de interiorização do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), destacada pelo promotor de Justiça de Cacoal, Éverson Antônio Pini, durante a abertura do 1º Encontro de Legisladores Municipais do Estado, na última sexta-feira (14).

De acordo com o membro do Ministério Público, que já pertenceu ao quadro técnico desta Corte de Contas, o processo de interiorização, que contempla unidades regionais em Vilhena – a ser inaugurada no próximo dia 27 –, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé, proporcionará ao TCE o enraizamento junto aos jurisdicionados, para dar respostas mais imediatas à sociedade.

“Trazer o Tribunal de Contas para o interior, que está pujante econômica e socialmente, é de fundamental importância para que o jurisdicionado possa, por meio de um contato mais direto, antecipar e resolver os problemas, sem que o Tribunal faça aquilo que fez ao longo de muito tempo, ou seja, fiscalizar atos já concretizados”, afirmou Pini.

Ainda segundo o promotor de Justiça de Cacoal, a abertura das regionais tende a tornar os processos mais rápidos, resultando em mais eficiência para a gestão pública: “Ao se aproximar da sociedade e das administrações públicas municipais, o Tribunal estará minimizando uma série de problemas. Sem contar que estará próximo do Ministério Público e do Judiciário, na comarca onde as coisas acontecem. A avaliação técnica ficará muito mais abrangente e positiva.”

AÇÃO CONJUNTA

O promotor Éverson Pini comentou também sobre as parcerias que as instituições rondoniense estão concretizando, a exemplo da adesão à Rede Nacional de Controle da Gestão Pública, que visa o combate à corrupção e à malversação do dinheiro público.

“Não existe a mínima possibilidade, no estado democrático de direito, que as instituições estejam distanciadas. Eu sempre defendi isso: o Ministério Público tem de estar próximo da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Judiciário, assim como o Tribunal de Contas também. É preciso trabalhar em conjunto”, disse.

Essas ações, segundo ele, não representam ameaça à independência das instituições: “Muito pelo contrário. Tem de haver essa troca de informações. O Ministério Público, no âmbito de sua atuação e de suas atribuições, vai ser um parceiro do Tribunal de Contas e vice-versa. Só assim vamos combater com eficiência a corrupção, que, a meu ver, hoje é o grande câncer do nosso país.”

Fonte: Ascom TCE
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)