Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Instituto Federal de Rondônia também faz parte da história de Porto Velho


Instituto Federal de Rondônia também faz parte da história de Porto Velho - Gente de Opinião

Nos 96 anos de Porto Velho, IFRO comemora o início da 1ª turma e anuncia a abertura do Processo Seletivo 2011


Os 96 anos do município de Porto Velho são motivo de comemoração para todos que aqui vivem. A cidade passa por um momento de grande crescimento – populacional e estrutural – e o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) se orgulha de participar desta história. Neste segundo semestre de 2010, as três primeiras turmas de técnico subsequente iniciaram as aulas na Capital rondoniense: edificações, eletromecânica e informática. Mais de cem alunos estão matriculados.

No edital do processo seletivo para o próximo ano consta que o Campus Porto Velho receberá outras seis turmas para o período diurno. São 240 novas vagas para a educação profissional e tecnológica.

“O IFRO vai proporcionar oportunidade de formação profissional e cidadã para jovens e trabalhadores, que irão fazer parte da imensa explosão de desenvolvimento que a cidade vivencia e vai vivenciar mais ainda”, afirma o reitor do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Criada no dia 2 de outubro de 1914, a atual Capital de Rondônia possui cerca de quatrocentos mil habitantes. Para ajudar em seu desenvolvimento, o Instituto Federal de Rondônia, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que completou 101 anos em setembro, oferece ao povo desta cidade uma educação Profissional, Científica e Tecnológica gratuita e de qualidade, através de cursos técnicos e graduações.

Segundo a Diretora Geral do Campus Porto Velho, Mércia Gomes Bessa, “o IFRO chega em Porto Velho nesse momento histórico para impulsionar o desenvolvimento da região, em particular de nossa cidade”. Ela ainda explica que a função de uma escola de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é “preparar os filhos da terra e os que aqui chegaram há muito tempo, e ainda não tiveram a oportunidade de se qualificar adequadamente, para concorrerem em pé de igualdade com os novos ‘imigrantes’ que aqui chegam e se candidatam às vagas de emprego que exigem mais qualificação”.

“Esperamos na próxima década resolver essa situação, através da oferta de uma educação pública e de qualidade a todos os cidadãos rondonienses”, diz a professora Mércia. Com a construção da nova sede do Campus, virão outros cursos técnicos e também licenciaturas nas áreas científicas. A entrega da obra próxima ao Shopping da Capital deve acontecer no segundo semestre de 2011.

Está na missão do IFRO formar os moradores de toda Rondônia, oferecendo qualificação profissional e desenvolvimento tecnológico, para que eles alcancem melhores postos de trabalho. E o reitor Jimenez conclui, que o Instituto Federal vai se integrar aos grandes projetos de desenvolvimento sustentável da cidade.

Edital está no site  www.ifro.edu.br

O edital de número 29, que trata do Processo Seletivo Unificado 2011, já está no site do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). A publicação traz as regras para concorrer às 1.320 vagas, distribuídas entre os campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

Poderão se inscrever alunos que concluíram ou concluam até a data da matrícula: o Ensino Fundamental (cursos técnicos integrados) ou o Ensino Médio (cursos técnicos subsequentes ou graduação). As inscrições estarão abertas de 06 a 21 de outubro de 2010. Já as provas serão aplicadas no dia 21 de novembro de 2010.

A taxa de será de R$ 35,00 para os cursos Técnicos e R$ 70,00 para os cursos Superiores. A isenção da taxa poderá ser requerida de 06 a 13 de outubro. Confira a distribuição dos cursos:

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO – SUBSEQUENTE
CAMPUS JI-PARANÁ
Técnico em Informática

 


CAMPUS AVANÇADO CACOAL
Técnico em Agropecuária

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO – INTEGRADO
CAMPUS ARIQUEMES
Técnico em Agropecuária
Técnico em Alimentos
Técnico em Informática

 


CAMPUS AVANÇADO CACOAL
Técnico em Agroecologia

 


CAMPUS COLORADO DO OESTE
Técnico em Agropecuária

 


CAMPUS JI-PARANÁ
Técnico em Florestas
Técnico em Informática
Técnico em Química

 


CAMPUS PORTO VELHO
Técnico em Informática
Técnico em Edificações
Técnico em Eletrotécnica

 


CAMPUS VILHENA
Técnico em Informática
Técnico em Edificações
Técnico em Eletromecânica


 

CURSOS DE GRADUAÇÃO
CAMPUS COLORADO DO OESTE
Tecnologia em Gestão Ambiental
Engenharia Agronômica
Licenciatura em Biologia

 


CAMPUS JI-PARANÁ
Licenciatura em Química


Fonte: Rosália Silva
Jornalista/IFRO

 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom