Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 - 16h59
O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010, a 30 quilômetros da cidade de Pimenta Bueno, realizou na última sexta-feira (17), teste seletivo para o 1º ano do curso Técnico de Agroecologia. Mais de 100 alunos disputaram as 50 vagas ofertadas.
Esta é a primeira vez que o Instituto Abaitará realiza o processo seletivo. “O foco é trabalhar o empreendedorismo rural, com ênfase na agroecologia. O processo trata-se de uma forma democrática de garantir que todos tenham a possibilidade de acesso ao Abaitará”, explica, Lucilene Gonçalves.
Com 52 questões, a prova foi elaborada por uma comissão avaliadora do Instituto Abaiatará. O resultado final do teste será divulgado na terça-feira (22), na secretaria do Instituto.
O estudante Renan Dias, de 14 anos, realizou o teste seletivo. De acordo com ele, estudar no Abaitará é uma forma de garantir um bom futuro. “Estudei bastante, por isso acho que serei aprovado. Já faz tempo que quero vir para o Abaitará e entrar no curso de agroecologia, uma maneira de garantir um futuro bom quando terminar o estudo”, destaca.
O agricultor Inácio Bourscheid, de Pimenta Bueno, veio ao Abaitará acompanhar a enteada Renata Mendonça Varas, que também participou das provas. “Temos a informação de que esta é uma ótima escola e que oferece boas oportunidades. Queremos garantir um futuro promissor para a nossa filha em várias áreas do conhecimento”, enfatiza Elói.
Renata acredita que estudar no Instituto Abaitará poderá prepará-la para o ensino superior. “Eu espero entrar aqui para ter uma oportunidade de ensino melhor e que me prepare para uma boa faculdade”.
Informações
De acordo com a direção do Instituto Abaitará, as matrículas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro, na Secretaria do Instituto, no período das 8 às 16 horas. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis deverão apresentar, 02 (duas) fotos 3x4, e os seguintes documentos (original e cópia):
a) Carteira de Identidade (RG), se possuir;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF), se possuir;
c) Certidão de Nascimento;
d) Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço);
e) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental;
f) Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
h) Xerox, cartão de bolsa família, (se receber).
Fonte: Giliane Perin / Decom
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)