Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Instituto Abaitará realiza primeiro teste seletivo


 
O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010, a 30 quilômetros da cidade de Pimenta Bueno, realizou na última sexta-feira (17), teste seletivo para o 1º ano do curso Técnico de Agroecologia. Mais de 100 alunos disputaram as 50 vagas ofertadas.

Esta é a primeira vez que o Instituto Abaitará realiza o processo seletivo. “O foco é trabalhar o empreendedorismo rural, com ênfase na agroecologia. O processo trata-se de uma forma democrática de garantir que todos tenham a possibilidade de acesso ao Abaitará”, explica, Lucilene Gonçalves.

Com 52 questões, a prova foi elaborada por uma comissão avaliadora do Instituto Abaiatará. O resultado final do teste será divulgado na terça-feira (22), na secretaria do Instituto.

O estudante Renan Dias, de 14 anos, realizou o teste seletivo. De acordo com ele, estudar no Abaitará é uma forma de garantir um bom futuro. “Estudei bastante, por isso acho que serei aprovado. Já faz tempo que quero vir para o Abaitará e entrar no curso de agroecologia, uma maneira de garantir um futuro bom quando terminar o estudo”, destaca.

O agricultor Inácio Bourscheid, de Pimenta Bueno, veio ao Abaitará acompanhar a enteada Renata Mendonça Varas, que também participou das provas. “Temos a informação de que esta é uma ótima escola e que oferece boas oportunidades. Queremos garantir um futuro promissor para a nossa filha em várias áreas do conhecimento”, enfatiza Elói.

Renata acredita que estudar no Instituto Abaitará poderá prepará-la para o ensino superior. “Eu espero entrar aqui para ter uma oportunidade de ensino melhor e que me prepare para uma boa faculdade”.

Informações

De acordo com a direção do Instituto Abaitará, as matrículas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro, na Secretaria do Instituto, no período das 8 às 16 horas. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis deverão apresentar, 02 (duas) fotos 3x4, e os seguintes documentos (original e cópia):

a) Carteira de Identidade (RG), se possuir;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF), se possuir;

c) Certidão de Nascimento;

d) Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço);

e) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental;

f) Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);

h) Xerox, cartão de bolsa família, (se receber).

Fonte: Giliane Perin / Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)