Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Instituto Abaitará realiza primeiro teste seletivo


 
O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010, a 30 quilômetros da cidade de Pimenta Bueno, realizou na última sexta-feira (17), teste seletivo para o 1º ano do curso Técnico de Agroecologia. Mais de 100 alunos disputaram as 50 vagas ofertadas.

Esta é a primeira vez que o Instituto Abaitará realiza o processo seletivo. “O foco é trabalhar o empreendedorismo rural, com ênfase na agroecologia. O processo trata-se de uma forma democrática de garantir que todos tenham a possibilidade de acesso ao Abaitará”, explica, Lucilene Gonçalves.

Com 52 questões, a prova foi elaborada por uma comissão avaliadora do Instituto Abaiatará. O resultado final do teste será divulgado na terça-feira (22), na secretaria do Instituto.

O estudante Renan Dias, de 14 anos, realizou o teste seletivo. De acordo com ele, estudar no Abaitará é uma forma de garantir um bom futuro. “Estudei bastante, por isso acho que serei aprovado. Já faz tempo que quero vir para o Abaitará e entrar no curso de agroecologia, uma maneira de garantir um futuro bom quando terminar o estudo”, destaca.

O agricultor Inácio Bourscheid, de Pimenta Bueno, veio ao Abaitará acompanhar a enteada Renata Mendonça Varas, que também participou das provas. “Temos a informação de que esta é uma ótima escola e que oferece boas oportunidades. Queremos garantir um futuro promissor para a nossa filha em várias áreas do conhecimento”, enfatiza Elói.

Renata acredita que estudar no Instituto Abaitará poderá prepará-la para o ensino superior. “Eu espero entrar aqui para ter uma oportunidade de ensino melhor e que me prepare para uma boa faculdade”.

Informações

De acordo com a direção do Instituto Abaitará, as matrículas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro, na Secretaria do Instituto, no período das 8 às 16 horas. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis deverão apresentar, 02 (duas) fotos 3x4, e os seguintes documentos (original e cópia):

a) Carteira de Identidade (RG), se possuir;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF), se possuir;

c) Certidão de Nascimento;

d) Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço);

e) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental;

f) Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);

h) Xerox, cartão de bolsa família, (se receber).

Fonte: Giliane Perin / Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)