Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Instalação da Alero completa 42 anos e inaugura série especial sobre a história do Legislativo rondoniense

Primeira reportagem em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia contextualiza o período da primeira eleição, a Assembleia Constituinte e a promulgação da Constituição Estadual.


Mesa Diretora que conduziu os trabalhos na promulgação da Constituição (Foto: Arquivo Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Mesa Diretora que conduziu os trabalhos na promulgação da Constituição (Foto: Arquivo Secom ALE/RO)

Marcando quatro décadas e dois anos de uma história intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) celebra em 6 de agosto de 2025 seu 42º aniversário de instalação. Para registrar os feitos e personagens que moldaram o Poder Legislativo rondoniense será veiculada uma série especial de reportagens. A primeira delas mergulha no ano de 1983, ano da primeira eleição para deputados estaduais, da formação da Assembleia Constituinte e da promulgação da Carta Magna rondoniense, culminando com a instalação oficial da Alero. 

A primeira eleição no recém-criado estado de Rondônia ocorreu em 15 de novembro de 1982, quando a população escolheu os 24 deputados estaduais que teriam a importante missão de atuar como constituintes. Desses, 15 eram da legenda PDS e nove do PMDB. Dessa forma é criada a histórica primeira Assembleia Constituinte, a qual tem a importante função de reformar ou, no caso de Rondônia, elaborar a Constituição de um estado. 

A posse desses parlamentares foi realizada em 31 de janeiro de 1983, presidida pelo desembargador Darci Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Para Carlos Manvailer, secretário legislativo da Alero e autor de um livro sobre a história da Casa, a grande expectativa da população e dos eleitos era a promulgação da primeira Constituição. 

Promulgação da Constituição e instalação da Alero 

O processo de transição foi praticamente automático. A efetiva implantação do Poder Legislativo ocorreu em 6 de agosto de 1983, quando a Constituição foi promulgada. A Assembleia Constituinte foi extinta e a Assembleia Legislativa foi instalada, tendo sua primeira reunião ordinária em 9 de agosto de 1983. 

Uma Constituição Estadual é a lei máxima de um estado, que organiza os poderes e define as regras para a administração pública e para a vida em sociedade. Segundo Manvailer, o texto da primeira Constituição de Rondônia foi considerado de vanguarda e serviu de parâmetro para a Constituição Federal de 1988. Ele destacou, por exemplo, o dispositivo que garantia ao Ministério Público autonomia administrativa e financeira, algo que não existia em nenhuma outra constituição do país e que foi transcrito na íntegra no texto federal. 

A primeira mesa diretora da Assembleia foi eleita em 1º de fevereiro de 1983 e ficou assim constituída: presidente, deputado José de Abreu Bianco (PDS); primeiro vice-presidente, José Zuza Marcolino Sobrinho (PDS); segundo vice-presidente, José Ronaldo Aragão (PMDB); primeiro secretário, Oswaldo Piana Filho (PDS); segundo secretário, Ângelo Angelim (PMDB); terceiro secretário, Walderedo Paiva (PDS); e quarto secretário, Jerzy Badocha (PMDB). Foram escolhidos também três suplentes para a Mesa: Francisco Nogueira e Jô Sato, pelo PDS, e Clóter Mota, pelo PMDB. 

Os desafios da primeira legislatura 

Os primeiros deputados enfrentaram muitos desafios. A começar pelo aspecto físico: o prédio que abrigava a Assembleia era um antigo hospital adaptado de forma rústica, sem espaço suficiente, o que obrigou o uso das instalações do ginásio Cláudio Coutinho para as reuniões. O mais grave, segundo Manvailer, era a inexperiência legislativa da maioria dos deputados e a falta de assessoria qualificada. "Foram dias difíceis, eles realmente passaram por muitas dificuldades em todos os aspectos, mas foram vencedores", declarou Manvailer. 

Leis estruturantes e um legado que permanece 

As leis mais importantes aprovadas no período inicial foram as leis estruturais. "Todos estavam ansiando por isso, aguardando", afirmou Manvailer. Ele reforçou que a primeira legislatura deixou um legado que, a seu ver, ainda não foi superado. O trabalho dos 24 deputados, tanto no texto da Constituição quanto nas leis infraconstitucionais, "deu legalidade e juridicidade para os demais órgãos e poderes do Estado, para que realmente o Estado pudesse caminhar". 

Manvailer salientou que os reflexos daquela primeira legislação refletem no desenvolvimento de Rondônia até hoje, especialmente na área econômica e no agronegócio. A competência daquele primeiro grupo de parlamentares foi tamanha que, dele, saíram três governadores e três senadores do Estado, incluindo Amir Lando, que foi ministro e relator do impeachment do presidente Collor. O momento mais marcante, segundo o secretário, foi o trabalho parlamentar e os debates de alto nível, que resultaram em um texto "mais próximo da perfeição". 

Semana de aniversário da Assembleia 

Esta é a primeira de cinco matérias especiais que irão comemorar os 42 anos da Casa de Leis, retratando a história institucional da Assembleia, seus personagens e sua produção legislativa. Para aprofundar seus conhecimentos sobre a história e política de Rondônia, acompanhe as próximas publicações no site e nas redes sociais.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

O deputado estadual Alex Redano reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do lazer e do agronegócio ao destinar recursos importantes

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Gente de Opinião Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)