Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Informações sobre violência à mulher serão reforçadas em escolas


 
A implantação do programa nacional sobre o combate da violência contra a mulher - ‘Mulher, viver sem violência’, foi tema de reunião entre diversos órgãos estaduais de Rondônia, nesta segunda-feira (16), no Tribunal de Justiça, em Porto Velho. A ideia é reunir todas as atividades dos entes em um espaço destinado à mulher que sofre violência, encurtando a demora em resolver um caso, tanto pelo lado do agressor, quanto pelo lado da vítima.

O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, participou da reunião e afirmou que ações já começaram a ser aplicadas na rede de ensino estadual para propagar informações sobre a Lei Maria da Penha e serão intensificadas no ano seguinte. “Muitas pessoas não sabem no que consiste e para o que serve a Lei da Maria da Penha. Então já fizemos um trabalho de conscientização neste ano e iremos reforçar essa erradicação do conhecimento em 2014”, explica.

Emerson comentou que o trabalho de conscientização é de efeito em médio prazo, mas que ainda assim é necessário para diminuir os casos de violência. “A nossa vontade é de cooperar com o programa. Já temos um trabalho de referencial nas escolas e iremos lançar no ano que vem. Temos que trabalhar em cima deste crime, não na origem dele”, ressalta.

O programa ‘Mulher, viver sem violência’ pretende construir um espaço onde abrigará todos os órgãos que possam amparar a mulher que é vítima de agressão. O presidente do V Fórum Nacional de Juízes da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid), juiz Álvaro Ferro, explicou que a implantação do projeto é um trabalho de articulação com vários poderes públicos para diminuir a demora de fornecer ajuda à mulher violentada. “Essa cooperação é algo muito forte, sério e necessário para a vítima”, diz.

Fonte: Halex Frederic


 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)