Terça-feira, 21 de novembro de 2006 - 06h06
Dezessete índios de aldeias localizadas nos municípios de Humaitá (AM), Jaru, Ji-Paraná, Alta Floresta, Guajará-Mirim e Comodoro (MT) concluíram nesta na última quinta-feira, em Guajará-Mirim, o Curso de Capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento faz parte do programa de capacitação da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (CORE-RO), órgão executivo do Ministério da Saúde.
Segundo os organizadores, o curso que teve uma carga horária de 280 horas, tem por objetivo preparar os indígenas para atuarem nos sistemas de saneamento ambiental nas suas próprias aldeias, buscando identificar e solucionar os problemas existentes, além de prevenir contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico. Ao concluir o curso os participantes estão habilitados a realizar entre outras atividades, levantamentos cadastrais sanitários, realizar ações de educação em saúde e ambiental e orientar o uso e a execução de melhorias sanitárias domiciliares.
Esta é sétima turma de Agentes Indígenas de Saneamento formado em Rondônia. Para o índio Francisco Cristiano Makurap, "ao preparar o próprio índio para trabalhar na sua comunidade, a Funasa tomou a atitude correta, pois, conhecemos como ninguém nossa cultura, isso facilita o envolvimento dos nossos parentes nas ações de saneamento, que são importantes para nossa saúde".
Para Osvaldo Tupary, é preciso colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, para que seja possível melhorar a saúde da sua comunidade. Segundo ele, a partir de agora, ficou claro que muita coisa precisa ser mudando na sua aldeia, com relação ao saneamento ambiental.
Para Maria Antônia Catunda, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP), esses novos agentes de saneamento vão se unir aos profissionais de saúde que já estão desenvolvendo atividades nas aldeias atendidas pela CORE-RO. "Esse trabalho em conjunto é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas", ressaltou.
O curso foi coordenado pelo engenheiro Maurício Del Ponte e contou com a participação dos instrutores, Pedro de Oliveira e Dionísio Ferreira e de servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Departamento de Engenharia.
Fonte: ASCOM / FUNASA/RO
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis