Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Índios participam de capacitação sobre saneamento


Dezessete índios de aldeias localizadas nos municípios de Humaitá (AM), Jaru, Ji-Paraná, Alta Floresta, Guajará-Mirim e Comodoro (MT) concluíram nesta na última quinta-feira, em Guajará-Mirim, o Curso de Capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento faz parte do programa de capacitação da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (CORE-RO), órgão executivo do Ministério da Saúde.

Segundo os organizadores, o curso que teve uma carga horária de 280 horas, tem por objetivo preparar os indígenas para atuarem nos sistemas de saneamento ambiental nas suas próprias aldeias, buscando identificar e solucionar os problemas existentes, além de prevenir contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico. Ao concluir o curso os participantes estão habilitados   a realizar entre outras atividades, levantamentos cadastrais sanitários, realizar ações de educação em saúde e ambiental e orientar o uso e a execução de melhorias sanitárias domiciliares.

Esta é sétima turma de Agentes Indígenas de Saneamento formado em Rondônia. Para o índio Francisco Cristiano Makurap, "ao preparar o próprio índio para trabalhar na sua comunidade, a Funasa tomou a atitude correta, pois, conhecemos como ninguém nossa cultura, isso facilita o envolvimento dos nossos parentes nas ações de saneamento, que são importantes para nossa saúde".  

Para Osvaldo Tupary,  é preciso colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, para que seja possível melhorar a saúde da sua comunidade. Segundo ele, a partir de agora, ficou claro que muita coisa precisa ser mudando na sua aldeia, com relação ao saneamento ambiental.   

Para  Maria Antônia Catunda, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP), esses novos agentes de saneamento vão se unir aos profissionais de saúde que já estão desenvolvendo atividades nas aldeias atendidas pela CORE-RO. "Esse trabalho em conjunto é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas", ressaltou.

O curso foi coordenado pelo engenheiro Maurício Del Ponte e contou com a participação dos instrutores, Pedro de Oliveira e Dionísio Ferreira e de servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Departamento de Engenharia.

Fonte: ASCOM / FUNASA/RO

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)