Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Índios participam de capacitação sobre saneamento


Dezessete índios de aldeias localizadas nos municípios de Humaitá (AM), Jaru, Ji-Paraná, Alta Floresta, Guajará-Mirim e Comodoro (MT) concluíram nesta na última quinta-feira, em Guajará-Mirim, o Curso de Capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento faz parte do programa de capacitação da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (CORE-RO), órgão executivo do Ministério da Saúde.

Segundo os organizadores, o curso que teve uma carga horária de 280 horas, tem por objetivo preparar os indígenas para atuarem nos sistemas de saneamento ambiental nas suas próprias aldeias, buscando identificar e solucionar os problemas existentes, além de prevenir contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico. Ao concluir o curso os participantes estão habilitados   a realizar entre outras atividades, levantamentos cadastrais sanitários, realizar ações de educação em saúde e ambiental e orientar o uso e a execução de melhorias sanitárias domiciliares.

Esta é sétima turma de Agentes Indígenas de Saneamento formado em Rondônia. Para o índio Francisco Cristiano Makurap, "ao preparar o próprio índio para trabalhar na sua comunidade, a Funasa tomou a atitude correta, pois, conhecemos como ninguém nossa cultura, isso facilita o envolvimento dos nossos parentes nas ações de saneamento, que são importantes para nossa saúde".  

Para Osvaldo Tupary,  é preciso colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, para que seja possível melhorar a saúde da sua comunidade. Segundo ele, a partir de agora, ficou claro que muita coisa precisa ser mudando na sua aldeia, com relação ao saneamento ambiental.   

Para  Maria Antônia Catunda, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP), esses novos agentes de saneamento vão se unir aos profissionais de saúde que já estão desenvolvendo atividades nas aldeias atendidas pela CORE-RO. "Esse trabalho em conjunto é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas", ressaltou.

O curso foi coordenado pelo engenheiro Maurício Del Ponte e contou com a participação dos instrutores, Pedro de Oliveira e Dionísio Ferreira e de servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Departamento de Engenharia.

Fonte: ASCOM / FUNASA/RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano comemora sucesso da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Deputado Alex Redano comemora sucesso da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

O deputado estadual Alex Redano comemorou o sucesso de mais uma edição da Rondônia Rural Show Internacional, a maior vitrine do agronegócio na regiã

Deputada Cristiane Lopes Discute Soluções para o Transporte Aéreo no Rondônia Rural Show

Deputada Cristiane Lopes Discute Soluções para o Transporte Aéreo no Rondônia Rural Show

Na última quarta-feira (22), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), titular da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados,

Ministério Público Eleitoral realizará oficinas sobre minorias e Eleições 2024 em Rondônia

Ministério Público Eleitoral realizará oficinas sobre minorias e Eleições 2024 em Rondônia

Começa na próxima semana o projeto Minorias e Eleições 2024, do Ministério Público (MP) Eleitoral em Rondônia. Serão três oficinas, promovidas pela

Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 75/2024, de autoria da Mesa Diretora, que cria 248 cargos ao quad

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)