Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Índios participam de capacitação sobre saneamento


Dezessete índios de aldeias localizadas nos municípios de Humaitá (AM), Jaru, Ji-Paraná, Alta Floresta, Guajará-Mirim e Comodoro (MT) concluíram nesta na última quinta-feira, em Guajará-Mirim, o Curso de Capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento faz parte do programa de capacitação da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (CORE-RO), órgão executivo do Ministério da Saúde.

Segundo os organizadores, o curso que teve uma carga horária de 280 horas, tem por objetivo preparar os indígenas para atuarem nos sistemas de saneamento ambiental nas suas próprias aldeias, buscando identificar e solucionar os problemas existentes, além de prevenir contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico. Ao concluir o curso os participantes estão habilitados   a realizar entre outras atividades, levantamentos cadastrais sanitários, realizar ações de educação em saúde e ambiental e orientar o uso e a execução de melhorias sanitárias domiciliares.

Esta é sétima turma de Agentes Indígenas de Saneamento formado em Rondônia. Para o índio Francisco Cristiano Makurap, "ao preparar o próprio índio para trabalhar na sua comunidade, a Funasa tomou a atitude correta, pois, conhecemos como ninguém nossa cultura, isso facilita o envolvimento dos nossos parentes nas ações de saneamento, que são importantes para nossa saúde".  

Para Osvaldo Tupary,  é preciso colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, para que seja possível melhorar a saúde da sua comunidade. Segundo ele, a partir de agora, ficou claro que muita coisa precisa ser mudando na sua aldeia, com relação ao saneamento ambiental.   

Para  Maria Antônia Catunda, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP), esses novos agentes de saneamento vão se unir aos profissionais de saúde que já estão desenvolvendo atividades nas aldeias atendidas pela CORE-RO. "Esse trabalho em conjunto é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas", ressaltou.

O curso foi coordenado pelo engenheiro Maurício Del Ponte e contou com a participação dos instrutores, Pedro de Oliveira e Dionísio Ferreira e de servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Departamento de Engenharia.

Fonte: ASCOM / FUNASA/RO

Mais Sobre Política

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha

O deputado Mauro Nazif (PSB) de RO apresentou dois projetos para que os Soldados da Borracha recebam o 13° salário (PL 1589/19) e para que tenham at

Assembleia aprova matérias do TJ, abre crédito suplementar para Executivo e autoriza cargos na Caerd

Assembleia aprova matérias do TJ, abre crédito suplementar para Executivo e autoriza cargos na Caerd

Em sessão extraordinária na noite desta terça-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou matérias do Tribunal de Justiça  e do Poder Ex

BR-319: Acir Gurgacz comemora retomada das obras de manutenção

BR-319: Acir Gurgacz comemora retomada das obras de manutenção

O senador Acir Gurgacz comemorou (PDT-RO), nesta terça-feira(23), a retomada das obras de manutenção da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM

Vereador Palitot questiona contratos de transporte escolar fluvial

Vereador Palitot questiona contratos de transporte escolar fluvial

O professor Aleks Palitot participou na manhã desta segunda-feira (22) de uma audiência convocada pela presidência da casa com o objetivo de discuti