Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Indígenas são atendidos com registros de nascimento em Rondônia



Três aldeias indígenas da região sul de Rondônia foram atendidas por iniciativa do Poder Judiciário de Rondônia com o registro de nascimento na comarca de São Miguel do Guaporé. Ao todo, foram 50 novos assentos de nascimento registrados, atendendo à orientação da Corregedoria-Geral da Justiça e em parceria com a secretaria estadual de assistência social (SEAS) e a Funai.

O trabalho foi realizado por duas servidoras do Judiciário, três funcionários da SEAS e dois da Funai, que se deslocaram até as aldeias, que ficam na zona rural da região de São Miguel. De 14 a 18 deste mês, a equipe foi às aldeias de Arikapú, Trindade e Nazaré.

A iniciativa encontrou apoio na Corregedoria do Tribunal de Justiça. De acordo com o corregedor, desembargador Paulo Kiyochi Mori, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já demonstrou preocupação com o registro dos nascimentos em povos indígenas. O magistrado afirmou ainda que o TJRO não medirá esforços para que o serviço seja levado a todas à comunidades que tenham essa demanda.

Durante os dias de trabalho, a despeito das dificuldades de acesso e às privações da vida longe do conforto de casa, as servidoras classificaram como satisfatória a atuação do Judiciário na área indígena, desenvolvido com "presteza e qualidade", conforme atestou relatório da atividade encaminhado à Corregedoria.

Para a realização do trabalho foi utilizado o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), que é o documento da Funai que atesta o nascimento nas tribos. Observadas língua, etnia e aldeia a que pertencem, os indígenas foram registrados nos livros A-39 e A-40 da Serventia Judicial de São Miguel do Guaporé, que fica a cerca de 490 quilômetros da capital do estado, Porto Velho.

Para a escrevente autorizada Tatiane Strelow, o trabalho realizado foi uma oportunidade de "reconhecer os indígenas como sujeitos de direitos iguais a todos os cidadãos brasileiros, respeitando acima de tudo seus costumes".

Fonte: Ascom TJRO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)