Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Indígenas são atendidos com registros de nascimento em Rondônia



Três aldeias indígenas da região sul de Rondônia foram atendidas por iniciativa do Poder Judiciário de Rondônia com o registro de nascimento na comarca de São Miguel do Guaporé. Ao todo, foram 50 novos assentos de nascimento registrados, atendendo à orientação da Corregedoria-Geral da Justiça e em parceria com a secretaria estadual de assistência social (SEAS) e a Funai.

O trabalho foi realizado por duas servidoras do Judiciário, três funcionários da SEAS e dois da Funai, que se deslocaram até as aldeias, que ficam na zona rural da região de São Miguel. De 14 a 18 deste mês, a equipe foi às aldeias de Arikapú, Trindade e Nazaré.

A iniciativa encontrou apoio na Corregedoria do Tribunal de Justiça. De acordo com o corregedor, desembargador Paulo Kiyochi Mori, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já demonstrou preocupação com o registro dos nascimentos em povos indígenas. O magistrado afirmou ainda que o TJRO não medirá esforços para que o serviço seja levado a todas à comunidades que tenham essa demanda.

Durante os dias de trabalho, a despeito das dificuldades de acesso e às privações da vida longe do conforto de casa, as servidoras classificaram como satisfatória a atuação do Judiciário na área indígena, desenvolvido com "presteza e qualidade", conforme atestou relatório da atividade encaminhado à Corregedoria.

Para a realização do trabalho foi utilizado o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), que é o documento da Funai que atesta o nascimento nas tribos. Observadas língua, etnia e aldeia a que pertencem, os indígenas foram registrados nos livros A-39 e A-40 da Serventia Judicial de São Miguel do Guaporé, que fica a cerca de 490 quilômetros da capital do estado, Porto Velho.

Para a escrevente autorizada Tatiane Strelow, o trabalho realizado foi uma oportunidade de "reconhecer os indígenas como sujeitos de direitos iguais a todos os cidadãos brasileiros, respeitando acima de tudo seus costumes".

Fonte: Ascom TJRO

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)