Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Indígenas são atendidos com registros de nascimento em Rondônia



Três aldeias indígenas da região sul de Rondônia foram atendidas por iniciativa do Poder Judiciário de Rondônia com o registro de nascimento na comarca de São Miguel do Guaporé. Ao todo, foram 50 novos assentos de nascimento registrados, atendendo à orientação da Corregedoria-Geral da Justiça e em parceria com a secretaria estadual de assistência social (SEAS) e a Funai.

O trabalho foi realizado por duas servidoras do Judiciário, três funcionários da SEAS e dois da Funai, que se deslocaram até as aldeias, que ficam na zona rural da região de São Miguel. De 14 a 18 deste mês, a equipe foi às aldeias de Arikapú, Trindade e Nazaré.

A iniciativa encontrou apoio na Corregedoria do Tribunal de Justiça. De acordo com o corregedor, desembargador Paulo Kiyochi Mori, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já demonstrou preocupação com o registro dos nascimentos em povos indígenas. O magistrado afirmou ainda que o TJRO não medirá esforços para que o serviço seja levado a todas à comunidades que tenham essa demanda.

Durante os dias de trabalho, a despeito das dificuldades de acesso e às privações da vida longe do conforto de casa, as servidoras classificaram como satisfatória a atuação do Judiciário na área indígena, desenvolvido com "presteza e qualidade", conforme atestou relatório da atividade encaminhado à Corregedoria.

Para a realização do trabalho foi utilizado o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), que é o documento da Funai que atesta o nascimento nas tribos. Observadas língua, etnia e aldeia a que pertencem, os indígenas foram registrados nos livros A-39 e A-40 da Serventia Judicial de São Miguel do Guaporé, que fica a cerca de 490 quilômetros da capital do estado, Porto Velho.

Para a escrevente autorizada Tatiane Strelow, o trabalho realizado foi uma oportunidade de "reconhecer os indígenas como sujeitos de direitos iguais a todos os cidadãos brasileiros, respeitando acima de tudo seus costumes".

Fonte: Ascom TJRO

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)