Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra reúne lideranças comunitárias para discutir Jequitibá


Representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, soldados da borracha e a comunidade em geral residente nas linhas 30, 35, 40, 45 e 50, da Gleba Jacundá, em Candeias do Jamari, foram convidados pela superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia para uma reunião de esclarecimentos, ocorrida ontem (24), sobre o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, que está sendo criado na região.

Um aspecto polêmico debatido na reunião foi a formação de uma barreira desde a semana passada, para acesso à área, pela Polícia Civil, Incra, Ibama e Sedam, motivada pelas invasões, comercialização de terras públicas e crimes ambientais que ocorrem com freqüência cada vez maior na região, que é a mais desmatada no estado desde 2005, segundo o superintendente do Ibama, Osvaldo Pittaluga.

Na barreira estão sendo fiscalizadas as entradas de equipamentos, como motos-serra, máquinas, armas de fogo, materiais para consolidação de posses e gado, e saída de madeiras das áreas de manejo.   

Assentamento Florestal

O PAF Jequitibá está em fase de criação no Incra, em uma área de 140 mil hectares, na gleba Jacundá, distante 37 km da Candeias, com capacidade para o  assentamento de cerca de 600 famílias em lotes de 200 hectares. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável.

O comerciante Osmar Boisa Castilho expôs as dificuldades que os moradores da região vêm enfrentando e disse que todos devem estar conscientes que a área não é para "criar bois".  "Vamos somar com o Incra e o Ibama que querem nos ajudar. O projeto é um modelo de uso sustentável e o mundo vai nos ver com bons olhos", afirmou.

O superintendente do Incra/RO, Olavo Nienow, esclareceu que o projeto será construído com a comunidade, dentro do que a legislação permite. "O Incra vai levar a proposta, mas a discussão com a comunidade é que vai definir o projeto", garantiu.

Ouvidor Agrário

Na quinta-feira (26) o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, estará em Porto Velho, para uma reunião na 2ª Vara da Justiça Federal onde será tratado o termo de ajuste de conduta do PAF Jequitibá, uma exigência dos ministérios públicos Estadual e Federal para a criação do assentamento.

 

 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)