Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra reúne lideranças comunitárias para discutir Jequitibá


Representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, soldados da borracha e a comunidade em geral residente nas linhas 30, 35, 40, 45 e 50, da Gleba Jacundá, em Candeias do Jamari, foram convidados pela superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia para uma reunião de esclarecimentos, ocorrida ontem (24), sobre o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, que está sendo criado na região.

Um aspecto polêmico debatido na reunião foi a formação de uma barreira desde a semana passada, para acesso à área, pela Polícia Civil, Incra, Ibama e Sedam, motivada pelas invasões, comercialização de terras públicas e crimes ambientais que ocorrem com freqüência cada vez maior na região, que é a mais desmatada no estado desde 2005, segundo o superintendente do Ibama, Osvaldo Pittaluga.

Na barreira estão sendo fiscalizadas as entradas de equipamentos, como motos-serra, máquinas, armas de fogo, materiais para consolidação de posses e gado, e saída de madeiras das áreas de manejo.   

Assentamento Florestal

O PAF Jequitibá está em fase de criação no Incra, em uma área de 140 mil hectares, na gleba Jacundá, distante 37 km da Candeias, com capacidade para o  assentamento de cerca de 600 famílias em lotes de 200 hectares. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável.

O comerciante Osmar Boisa Castilho expôs as dificuldades que os moradores da região vêm enfrentando e disse que todos devem estar conscientes que a área não é para "criar bois".  "Vamos somar com o Incra e o Ibama que querem nos ajudar. O projeto é um modelo de uso sustentável e o mundo vai nos ver com bons olhos", afirmou.

O superintendente do Incra/RO, Olavo Nienow, esclareceu que o projeto será construído com a comunidade, dentro do que a legislação permite. "O Incra vai levar a proposta, mas a discussão com a comunidade é que vai definir o projeto", garantiu.

Ouvidor Agrário

Na quinta-feira (26) o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, estará em Porto Velho, para uma reunião na 2ª Vara da Justiça Federal onde será tratado o termo de ajuste de conduta do PAF Jequitibá, uma exigência dos ministérios públicos Estadual e Federal para a criação do assentamento.

 

 


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)