Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra reúne entidades para criação do PAFJequitibá...


A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia realiza hoje (18), às 15 horas, a solenidade de criação do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em seu gabinete, com a participação de representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, prefeitura de Candeias, Sedam, Ibama e Ministérios Públicos Federal e Estadual.

O PAF Jequitibá é o primeiro projeto de assentamento de Rondônia baseado em manejo florestal familiar. O Incra está destinando a este projeto uma área de 137 mil hectares, na gleba Jacundá, distante 37 km da Candeias, com capacidade para o  assentamento de cerca de 600 famílias. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável.

A proposta é o uso múltiplo da floresta, com o aproveitamento de madeiras, cipós, frutos, plantas medicinais e ornamentais. O Jequitibá possui dois pilares econômicos. O primeiro é a produção madeireira com manejo florestal comunitário. E o segundo são os sistemas agro-florestais que associam espécies florestais, com árvores frutíferas e agrícolas.

O superintendente do Incra/RO, Olavo Nienow, esclareceu que o projeto será construído com a comunidade, dentro do que a legislação permite. "O Incra vai levar a proposta, mas a discussão com a comunidade é que vai definir os aspectos da sustentabilidade econômica, social e ambiental do Jequitibá", garantiu.

O importante, segundo ele, é o foco no objetivo deste projeto: a promoção do equilíbrio entre as ações de produção econômica e a conservação do meio ambiente, em acordo com a legislação vigente e as vocações ambientais, econômicas e sociais da região. "Seu sucesso dependerá da capacidade e da solidez das parcerias que serão envolvidas na sua implantação e execução", afirmou.

Para o comerciante Osmar Boisa Castilho, residente nas proximidades do PAF, apesar das dificuldades que os moradores da região vêm enfrentando desde que teve início o processo de criação do projeto, "todos devem estar conscientes que a área não é para criar bois". Vamos somar com o Incra e o Ibama que querem nos ajudar. O projeto é um modelo de uso sustentável e o mundo vai nos ver com bons olhos", disse.

Fonte: Jeanne M. Machado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)