Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra reúne entidades para criação do PAFJequitibá...


A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia realiza hoje (18), às 15 horas, a solenidade de criação do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em seu gabinete, com a participação de representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, prefeitura de Candeias, Sedam, Ibama e Ministérios Públicos Federal e Estadual.

O PAF Jequitibá é o primeiro projeto de assentamento de Rondônia baseado em manejo florestal familiar. O Incra está destinando a este projeto uma área de 137 mil hectares, na gleba Jacundá, distante 37 km da Candeias, com capacidade para o  assentamento de cerca de 600 famílias. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável.

A proposta é o uso múltiplo da floresta, com o aproveitamento de madeiras, cipós, frutos, plantas medicinais e ornamentais. O Jequitibá possui dois pilares econômicos. O primeiro é a produção madeireira com manejo florestal comunitário. E o segundo são os sistemas agro-florestais que associam espécies florestais, com árvores frutíferas e agrícolas.

O superintendente do Incra/RO, Olavo Nienow, esclareceu que o projeto será construído com a comunidade, dentro do que a legislação permite. "O Incra vai levar a proposta, mas a discussão com a comunidade é que vai definir os aspectos da sustentabilidade econômica, social e ambiental do Jequitibá", garantiu.

O importante, segundo ele, é o foco no objetivo deste projeto: a promoção do equilíbrio entre as ações de produção econômica e a conservação do meio ambiente, em acordo com a legislação vigente e as vocações ambientais, econômicas e sociais da região. "Seu sucesso dependerá da capacidade e da solidez das parcerias que serão envolvidas na sua implantação e execução", afirmou.

Para o comerciante Osmar Boisa Castilho, residente nas proximidades do PAF, apesar das dificuldades que os moradores da região vêm enfrentando desde que teve início o processo de criação do projeto, "todos devem estar conscientes que a área não é para criar bois". Vamos somar com o Incra e o Ibama que querem nos ajudar. O projeto é um modelo de uso sustentável e o mundo vai nos ver com bons olhos", disse.

Fonte: Jeanne M. Machado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)