Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra de Rondônia investe no georreferenciamento


Para facilitar o processo de georreferenciamento, o Incra está modernizando e ampliando sua rede de dados, a RIBAC (Rede Incra de Bases Comunitárias do GPS). Essa rede é um conjunto de estações ativas de referência, implantadas em diversos pontos do território brasileiro com o propósito de auxiliar a execução dos serviços de georreferenciamento, fornecendo correções relativa e diferencial das observações coletadas pelos receptores de sinais do GNSS, em qualquer dia, a qualquer hora, permitindo que correções pós-processadas sejam efetuadas, por qualquer usuário, sem ter que se deslocar para o ponto de referência escolhido.

"Rondônia, só tinha uma estação, que será modernizada, e agora terá outras três novas", diz Carlos Renato Soares, gestor do serviço de Cartografia da Superintendência do Incra em Rondônia. Os locais de implantação dessas novas estações estão sendo vistoriados e o projeto de instalação está em fase de conclusão. "Até agora, estão confirmadas as estações de Ji-Paraná e Guajará-Mirim, além da modernização de Porto Velho", afirma Carlos Renato. Na prática, a modernização e ampliação do número de estações irão facilitar o trabalho em campo e diminuir o tempo de execução do trabalho. Ou seja, mais áreas serão georreferenciadas em menor espaço de tempo.

Primeiro passo para regularização

O georreferenciamento é um trabalho essencial para que sejam regularizados os imóveis rurais do estado. De acordo com a lei 10.267, é preciso georreferenciar, ou seja, medir limites de glebas e imóveis de acordo com um sistema de dados geodésicos para emitir títulos. Sem isso, não há como titular e não há como a pessoa interessada fazer registro em cartório. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos França, "a responsabilidade do Incra, para execução direta, fica restrita aos imóveis até 4 módulos fiscais (240 ha). Quanto a regularização a área máxima permitida é de 500 ha e até 100 ha procede-se a legitimação". Esse trabalho de georreferenciamento encontra-se em execução desde 2006, iniciando com a determinação dos limites das Glebas, e depois nos imóveis inseridos na gleba trabalhada.

Até o final deste ano, serão efetuadas novas licitações para a realização do georreferenciamento em seis glebas. Além disso, o Incra realizou, recentemente, um encontro dos técnicos da área de todo o Brasil em Brasília, a fim de discutir as instruções normativas que regulamentam o serviço no órgão e buscar a sua atualização.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)