Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra de Rondônia investe no georreferenciamento


Para facilitar o processo de georreferenciamento, o Incra está modernizando e ampliando sua rede de dados, a RIBAC (Rede Incra de Bases Comunitárias do GPS). Essa rede é um conjunto de estações ativas de referência, implantadas em diversos pontos do território brasileiro com o propósito de auxiliar a execução dos serviços de georreferenciamento, fornecendo correções relativa e diferencial das observações coletadas pelos receptores de sinais do GNSS, em qualquer dia, a qualquer hora, permitindo que correções pós-processadas sejam efetuadas, por qualquer usuário, sem ter que se deslocar para o ponto de referência escolhido.

"Rondônia, só tinha uma estação, que será modernizada, e agora terá outras três novas", diz Carlos Renato Soares, gestor do serviço de Cartografia da Superintendência do Incra em Rondônia. Os locais de implantação dessas novas estações estão sendo vistoriados e o projeto de instalação está em fase de conclusão. "Até agora, estão confirmadas as estações de Ji-Paraná e Guajará-Mirim, além da modernização de Porto Velho", afirma Carlos Renato. Na prática, a modernização e ampliação do número de estações irão facilitar o trabalho em campo e diminuir o tempo de execução do trabalho. Ou seja, mais áreas serão georreferenciadas em menor espaço de tempo.

Primeiro passo para regularização

O georreferenciamento é um trabalho essencial para que sejam regularizados os imóveis rurais do estado. De acordo com a lei 10.267, é preciso georreferenciar, ou seja, medir limites de glebas e imóveis de acordo com um sistema de dados geodésicos para emitir títulos. Sem isso, não há como titular e não há como a pessoa interessada fazer registro em cartório. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos França, "a responsabilidade do Incra, para execução direta, fica restrita aos imóveis até 4 módulos fiscais (240 ha). Quanto a regularização a área máxima permitida é de 500 ha e até 100 ha procede-se a legitimação". Esse trabalho de georreferenciamento encontra-se em execução desde 2006, iniciando com a determinação dos limites das Glebas, e depois nos imóveis inseridos na gleba trabalhada.

Até o final deste ano, serão efetuadas novas licitações para a realização do georreferenciamento em seis glebas. Além disso, o Incra realizou, recentemente, um encontro dos técnicos da área de todo o Brasil em Brasília, a fim de discutir as instruções normativas que regulamentam o serviço no órgão e buscar a sua atualização.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)