Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra conclui trabalhos para Assentamento em Lábrea


Terminou essa semana o trabalho de 10 dias da equipe interestadual coordenada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Amazonas na Gleba Iquiri, ao sul do município de Lábrea. A equipe de 20 pessoas, composta por servidores do Incra no Amazonas e em Rondônia, Iteam, Ipaam, Ibama do Acre e Polícia Federal de Rondônia, trabalhou para acelerar o processo de Reforma Agrária e criar o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gedeão na área. A medida irá amenizar os conflitos agrários recorrentes na região.

Durante a ação, foram inscritas 148 famílias residentes na Gleba, reafirmado o perímetro de 12 mil hectares do PDS, localizada a área de infra-estrutura urbana para a construção da agrovila e ramais, feitos os levantamentos para a elaboração do laudo agronômico e realizada uma pesquisa sócio-econômica que subsidiará a elaboração do Plano de Utilização (PU) do PDS.

Os líderes dos sem-terra na Gleba Iquiri Saloni dos Santos Barros, a Rosa Sem-terra, e Antônio Eurico Soares, o Biro-Biro, estiveram presentes durante as atividades e negociaram junto ao Incra as atitudes a serem tomadas no PDS, como a definição das famílias a serem inscritas e do local a ser instalada a infra-estrutura da Agrovila. "Espero que vocês se entendam, porque as coisas estão dando certo e vão dar certo. A comunidade vai se organizar dentro da área estabelecida pelos técnicos do Incra. Eu estou sendo ameaçada 24 horas, estou com medo de morrer, mas não estou com medo de lutar com vocês", afirmou Rosa aos acampados em reunião realizada dentro da Gleba.

A Agrovila é o núcleo urbano de um PDS onde são localizadas as casas e outros serviços como educação e saúde para a organização dos assentados. Com as atividades realizadas pelo Incra e a aprovação das famílias cadastradas, o Incra deve liberar até o mês que vem os créditos fomento e habitação, assim, a instalação definitiva das famílias na área será concretizada.

Mais áreas serão destinadas

O Ipaam e o Ibama fizeram fiscalizações nas áreas de Manejo Florestal cadastradas dentro da Gleba Iquiri e também em uma serraria de propriedade de José Scarmucin. Os documentos de licenciamento ambiental foram devidamente apresentados, mas há pendências judiciais sobre a titulação de propriedade das terras em questão. Outras 18 fazendas dentro da Gleba terão seus títulos questionados na justiça.

O Incra começa a planejar, agora, os trabalhos a serem realizados na Gleba Kuruketê, de 200 mil hectares, também ao sul de Lábrea, para a criação de assentamentos que venham a atender famílias da Gleba e outras que ainda não tenham sido beneficiadas. No dia 13 de março, o líder de cerca de 50 famílias de agricultores que vivem em Kuruketê, James Félix, 42, foi assassinado com três tiros em frente ao filho de 17 anos.

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)