Terça-feira, 20 de março de 2007 - 19h50
No dia 22 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a CAERD reafirma seu compromisso de lutar e trabalhar pela preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos do estado de Rondônia.
Para se pensar em desenvolvimento sustentável é necessário se reconhecer a importância da água, e sabe-se que, sem água em quantidade e qualidade adequada aos seus diferentes usos e fins, esse desenvolvimento sustentável jamais será atingido.
A água é essencial à vida e sobrevivência do homem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade, sendo que o reconhecimento da importância da qualidade tem sido lento e gradativo.
A crescente industrialização, os avanços tecnológicos e a explosão demográfica têm alterado os parâmetros que definem a qualidade da água, provocando a poluição destas, tornando-se emergente a necessidade de se definir ações que resultem na gestão adequada da água.
Frente à necessidade de preservação dos recursos hídricos, bem essencial e de direito de todos, a CAERD, reconhecendo a responsabilidade de zelar pela recuperação e manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, de forma a garantir sua disponibilidade atual e futura, através da Diretoria Técnica & Negócios, especificamente da Liderança de Meio Ambiente, tem contratado serviços de consultoria e firmado parcerias com órgãos ambientais para ações de licenciamento ambiental, outorgas do uso desses recursos e recuperação das matas ciliares das áreas no entorno das captações dos mananciais de abastecimento público. Também tem desenvolvido ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil enfocando essa problemática.
Passo a passo, CAERD está formando uma "rede de solidariedade" entre as diversas instituições responsáveis pelo meio ambiente e recursos hídricos, de forma a garantir certa sustentabilidade às suas ações. Essas parcerias, tanto com instituições como com os agentes multiplicadores, produzem um sentimento de co-responsabilidade. O caráter descentralizado dessas ações e a gestão compartilhada entre os diversos parceiros são outros aspectos inovadores, que dessa forma promovem o reflorestamento da mata ciliar de rios e mananciais da região, o que muito contribui para a qualidade e a quantidade da água consumida no estado de Rondônia.
Fonte: Cynara Oliveira - CAERD
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas
O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)