Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS RECURSOS HÍDRICOS


No dia 22 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a CAERD reafirma seu compromisso de lutar e trabalhar pela preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos do estado de Rondônia.

Para se pensar em desenvolvimento sustentável é necessário se reconhecer a importância da água, e sabe-se que, sem água em quantidade e qualidade adequada aos seus diferentes usos e fins, esse desenvolvimento sustentável jamais será atingido.

A água é essencial à vida e sobrevivência do homem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade, sendo que o reconhecimento da importância da qualidade tem sido lento e gradativo.

A crescente industrialização, os avanços tecnológicos e a explosão demográfica têm alterado os parâmetros que definem a qualidade da água, provocando a poluição destas, tornando-se emergente a necessidade de se definir ações que resultem na gestão adequada da água.

Frente à necessidade de preservação dos recursos hídricos, bem essencial e de direito de todos, a CAERD, reconhecendo a responsabilidade de zelar pela recuperação e manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, de forma a garantir sua disponibilidade atual e futura, através da Diretoria Técnica & Negócios, especificamente da Liderança de Meio Ambiente, tem contratado serviços de consultoria e firmado parcerias com órgãos ambientais para ações de licenciamento ambiental, outorgas do uso desses recursos e recuperação das matas ciliares das áreas no entorno das captações dos mananciais de abastecimento público. Também tem desenvolvido ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil enfocando essa problemática.

Passo a passo, CAERD está formando uma "rede de solidariedade" entre as diversas instituições responsáveis pelo meio ambiente e recursos hídricos, de forma a garantir certa sustentabilidade às suas ações. Essas parcerias, tanto com instituições como com os agentes multiplicadores, produzem um sentimento de co-responsabilidade. O caráter descentralizado dessas ações e a gestão compartilhada entre os diversos parceiros são outros aspectos inovadores, que dessa forma promovem o reflorestamento da mata ciliar de rios e mananciais da região, o que muito contribui para a qualidade e a quantidade da água consumida no estado de Rondônia.

Fonte: Cynara Oliveira - CAERD

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)