Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS RECURSOS HÍDRICOS


No dia 22 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a CAERD reafirma seu compromisso de lutar e trabalhar pela preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos do estado de Rondônia.

Para se pensar em desenvolvimento sustentável é necessário se reconhecer a importância da água, e sabe-se que, sem água em quantidade e qualidade adequada aos seus diferentes usos e fins, esse desenvolvimento sustentável jamais será atingido.

A água é essencial à vida e sobrevivência do homem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade, sendo que o reconhecimento da importância da qualidade tem sido lento e gradativo.

A crescente industrialização, os avanços tecnológicos e a explosão demográfica têm alterado os parâmetros que definem a qualidade da água, provocando a poluição destas, tornando-se emergente a necessidade de se definir ações que resultem na gestão adequada da água.

Frente à necessidade de preservação dos recursos hídricos, bem essencial e de direito de todos, a CAERD, reconhecendo a responsabilidade de zelar pela recuperação e manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, de forma a garantir sua disponibilidade atual e futura, através da Diretoria Técnica & Negócios, especificamente da Liderança de Meio Ambiente, tem contratado serviços de consultoria e firmado parcerias com órgãos ambientais para ações de licenciamento ambiental, outorgas do uso desses recursos e recuperação das matas ciliares das áreas no entorno das captações dos mananciais de abastecimento público. Também tem desenvolvido ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil enfocando essa problemática.

Passo a passo, CAERD está formando uma "rede de solidariedade" entre as diversas instituições responsáveis pelo meio ambiente e recursos hídricos, de forma a garantir certa sustentabilidade às suas ações. Essas parcerias, tanto com instituições como com os agentes multiplicadores, produzem um sentimento de co-responsabilidade. O caráter descentralizado dessas ações e a gestão compartilhada entre os diversos parceiros são outros aspectos inovadores, que dessa forma promovem o reflorestamento da mata ciliar de rios e mananciais da região, o que muito contribui para a qualidade e a quantidade da água consumida no estado de Rondônia.

Fonte: Cynara Oliveira - CAERD

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano comemora sucesso da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Deputado Alex Redano comemora sucesso da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

O deputado estadual Alex Redano comemorou o sucesso de mais uma edição da Rondônia Rural Show Internacional, a maior vitrine do agronegócio na regiã

Deputada Cristiane Lopes Discute Soluções para o Transporte Aéreo no Rondônia Rural Show

Deputada Cristiane Lopes Discute Soluções para o Transporte Aéreo no Rondônia Rural Show

Na última quarta-feira (22), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), titular da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados,

Ministério Público Eleitoral realizará oficinas sobre minorias e Eleições 2024 em Rondônia

Ministério Público Eleitoral realizará oficinas sobre minorias e Eleições 2024 em Rondônia

Começa na próxima semana o projeto Minorias e Eleições 2024, do Ministério Público (MP) Eleitoral em Rondônia. Serão três oficinas, promovidas pela

Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 75/2024, de autoria da Mesa Diretora, que cria 248 cargos ao quad

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)