Terça-feira, 20 de março de 2007 - 19h50
No dia 22 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a CAERD reafirma seu compromisso de lutar e trabalhar pela preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos do estado de Rondônia.
Para se pensar em desenvolvimento sustentável é necessário se reconhecer a importância da água, e sabe-se que, sem água em quantidade e qualidade adequada aos seus diferentes usos e fins, esse desenvolvimento sustentável jamais será atingido.
A água é essencial à vida e sobrevivência do homem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade, sendo que o reconhecimento da importância da qualidade tem sido lento e gradativo.
A crescente industrialização, os avanços tecnológicos e a explosão demográfica têm alterado os parâmetros que definem a qualidade da água, provocando a poluição destas, tornando-se emergente a necessidade de se definir ações que resultem na gestão adequada da água.
Frente à necessidade de preservação dos recursos hídricos, bem essencial e de direito de todos, a CAERD, reconhecendo a responsabilidade de zelar pela recuperação e manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, de forma a garantir sua disponibilidade atual e futura, através da Diretoria Técnica & Negócios, especificamente da Liderança de Meio Ambiente, tem contratado serviços de consultoria e firmado parcerias com órgãos ambientais para ações de licenciamento ambiental, outorgas do uso desses recursos e recuperação das matas ciliares das áreas no entorno das captações dos mananciais de abastecimento público. Também tem desenvolvido ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil enfocando essa problemática.
Passo a passo, CAERD está formando uma "rede de solidariedade" entre as diversas instituições responsáveis pelo meio ambiente e recursos hídricos, de forma a garantir certa sustentabilidade às suas ações. Essas parcerias, tanto com instituições como com os agentes multiplicadores, produzem um sentimento de co-responsabilidade. O caráter descentralizado dessas ações e a gestão compartilhada entre os diversos parceiros são outros aspectos inovadores, que dessa forma promovem o reflorestamento da mata ciliar de rios e mananciais da região, o que muito contribui para a qualidade e a quantidade da água consumida no estado de Rondônia.
Fonte: Cynara Oliveira - CAERD
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)