Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS RECURSOS HÍDRICOS


No dia 22 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a CAERD reafirma seu compromisso de lutar e trabalhar pela preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos do estado de Rondônia.

Para se pensar em desenvolvimento sustentável é necessário se reconhecer a importância da água, e sabe-se que, sem água em quantidade e qualidade adequada aos seus diferentes usos e fins, esse desenvolvimento sustentável jamais será atingido.

A água é essencial à vida e sobrevivência do homem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade, sendo que o reconhecimento da importância da qualidade tem sido lento e gradativo.

A crescente industrialização, os avanços tecnológicos e a explosão demográfica têm alterado os parâmetros que definem a qualidade da água, provocando a poluição destas, tornando-se emergente a necessidade de se definir ações que resultem na gestão adequada da água.

Frente à necessidade de preservação dos recursos hídricos, bem essencial e de direito de todos, a CAERD, reconhecendo a responsabilidade de zelar pela recuperação e manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, de forma a garantir sua disponibilidade atual e futura, através da Diretoria Técnica & Negócios, especificamente da Liderança de Meio Ambiente, tem contratado serviços de consultoria e firmado parcerias com órgãos ambientais para ações de licenciamento ambiental, outorgas do uso desses recursos e recuperação das matas ciliares das áreas no entorno das captações dos mananciais de abastecimento público. Também tem desenvolvido ações de Educação Ambiental junto à comunidade estudantil enfocando essa problemática.

Passo a passo, CAERD está formando uma "rede de solidariedade" entre as diversas instituições responsáveis pelo meio ambiente e recursos hídricos, de forma a garantir certa sustentabilidade às suas ações. Essas parcerias, tanto com instituições como com os agentes multiplicadores, produzem um sentimento de co-responsabilidade. O caráter descentralizado dessas ações e a gestão compartilhada entre os diversos parceiros são outros aspectos inovadores, que dessa forma promovem o reflorestamento da mata ciliar de rios e mananciais da região, o que muito contribui para a qualidade e a quantidade da água consumida no estado de Rondônia.

Fonte: Cynara Oliveira - CAERD

Mais Sobre Política

2º Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 de agosto

2º Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 de agosto

O segundo Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 deste mês, no Salão Nobre Rosilda Shocknesss, no Palácio Rio Madeira,

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que não dispõem de transporte próprio para chegar ao evento

MP-RO  adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

MP-RO adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

O Ministério Público de Rondônia formalizou, nesta sexta-feira (16/08), a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência, desenvolvido pelo Governo Fed

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) abre nesta segunda-feira, 20 de agosto, sua quinzena de recebimento de manife