Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Implantação de rede facilita registro de empresas



O deputado Laerte Gomes (PEN), durante pronunciamento em sessão plenária da Assembleia Legislativa, discorreu sobre os esforços desencadeados pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom) visando a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), conforme trata a Lei Federal 11598/07.

De acordo com o deputado Laerte Gomes, através desta parceria da Arom e com o apoio técnico do Sebrae, será disponibilizada ferramenta para a Junta Comercial, interligar todos os municípios, além de reduzir substancialmente a burocracia, na abertura de novas empresas.

O parlamentar ressaltou que, conforme dados da Junta Comercial e da Receita Federal, 40% das empresas em funcionamento não se encontram legalizadas perante os municípios. Essa situação, além de ensejar enorme sonegação fiscal, deixa os cidadãos empreendedores não só à margem da legalidade, mas sobretudo, sem acesso a financiamento, crédito, compras governamentais, benefícios sociais e previdenciários.

Conforme explicou o parlamentar, “o objetivo precípuo da Redesim é reduzir a burocracia existente para a legalização de empresas e negócios”. Complementou ainda o parlamentar, que o Redesim será implantado por meio do sistema integrador estadual, que realiza a integração do Cadastro Sincronizado Nacional (Cadsinc) e os diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Laerte Gomes informou que o novo programa a ser protagonizado pela Junta Comercial de Rondônia disponibilizará estes serviços via internet, proporcionando um ambiente  favorável que permita ao cidadão empreendedor realizar todo o processo de formalização ou legalização de seu empreendimento, por meio de contato único com a administração pública, tornando-o muito mais célere e reduzindo a burocracia que atualmente existe.

Ao concluir, destacou o deputado que desde agosto de 2009 a Arom aderiu a este projeto consorciado e passou a ter acesso à Plataforma Sigvox, que contempla vários outros sistemas, que conta com infraestrutura tecnológica para hospedagem, disponibilizando aos municípios rondonienses o sistema denominado SIGPub, utilizado por 49 municípios.

Laerte Gomes explicou, ainda, que além de atender a todas as especificações do comitê gestor nacional da Redesim e da Receita Federal do Brasil, o sistema possui diversas funcionalidades para atender às demandas específicas dos municípios. “Significa dizer que aqueles que desejarem aderir a Redesim não precisarão realizar quaisquer investimentos em sistemas ou infraestrutura para simplificar e autorizar os processos de legalização de empresas”, finalizou.


Fonte: Paulo Ayres
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)