Quinta-feira, 6 de abril de 2017 - 15h42
Nesta sexta-feira (7), a partir das 8h, os 31 idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paulo participarão de um passeio no Parque Natural de Porto Velho. ‘‘Os nossos idosos vão estrear a acessibilidade do parque, inclusive vão inaugurar a trilha adaptada para cadeirantes. Vamos levar todos’’, comemora a diretora Ione Braga.
A iniciativa faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que recentemente investiu na modernização do parque com pista de madeira para idosos e cadeirantes. ‘‘Nós temos muitos idosos cadeirantes e eles também vão poder aproveitar esse passeio. Para isso, estamos contando com o apoio de faculdades, com universitários que vão nos ajudar nesse passeio’’, destaca.
Uma experiência diferente que traz impacto positivo na qualidade de vida dos idosos. ‘‘É necessário que eles saiam um pouco da Casa, façam passeios para respirar ar puro e manter contato com a natureza, e eles gostam disso’’. José Pedro Bredariol, 68 anos, está na Casa há cerca de cinco anos. Caminhoneiro, orgulha-se em afirmar que já conheceu muitos lugares do Brasil. ‘‘Foram 22 anos no caminhão’’.
Mas desde que teve as pernas amputadas e ficou dependente de cadeiras de rodas, o deslocamento ficou limitado. Para ele, iniciativas como o passeio no parque são muito importantes para mantê-los ativos.‘‘ É bom a gente passear, muda um pouco os pensamentos da gente, conversa com outras pessoas’’, disse Zé Pedro.
ATIVOS
A diretora explica que passeios como esse devem acontecer com mais frequência. ‘‘Queremos tirar eles da Casa mais vezes, inclusive a nossa fisioterapeuta tem um projeto para que eles façam caminhadas’’. Quem tiver interesse em ajudar com doações de tênis e de equipamentos adequados para a prática. e só ligar para (69) 98482 – 9947 ou comparecer pessoalmente na instituição, que fica na rua Tenreiro Aranha, 2062, no centro de Porto Velho.
A Casa é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) para abrigar os idosos a partir dos 60 anos que passam por abandono ou maus-tratos. ‘‘Nós temos uma equipe completa, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicóloga, assistente social, enfermeiros, cuidadores, nutricionista e voluntários, os idosos aqui são assistidos em todas as áreas’’, avalia a diretora.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde