Sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 09h20
Na próxima segunda-feira (31), a partir das 08 da manhã, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) inicia o Curso de Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas para 48 médicos veterinários das sete regionais do órgão (Porto Velho, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena). A atividade será realizada no auditório da FIERO (Rua Rui Barbosa, 1112 – Bairro Arigolândia).
O objetivo do curso, que tem 40 horas de duração e segue até o dia 04 de setembro, é capacitar os técnicos da autarquia para reconhecer as doenças que atingem o sistema nervoso dos animais, além das plantas tóxicas que podem causar diversos problemas. “É importante nós trazermos o que há de novo na área da medicina veterinária aos profissionais da Idaron. Assim, eles farão um trabalho mais eficiente com o produtor rural”, afirma Augustinho Pastore, presidente da Idaron.
Palestrante
O responsável em aplicar o Curso de Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas será Ricardo Antônio Amaral de Lemos, doutor em Medicina Veterinária e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ricardo Amaral tem como foco de pesquisa, as doenças do sistema nervoso dos animais e dos problemas envolvendo plantas tóxicas.
Programação
A programação do curso será dividida em dois módulos. No primeiro, serão abordadas as doenças que afetam o sistema nervoso dos animais como: raiva, encefalopatias (Mal da Vaca Louca), meningoencefalite por herpesvirus bovino, botulismo, tétano, listeriose, meningites bacterianas e abscessos do SNC, otites parasitárias e polioencefalomalacia. O segundo módulo vai abordar as plantas que causam a fotossensibilização hepatógena e morte súbita.
Fonte: Felipe Corona – MTb 919/RO
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)