Terça-feira, 20 de dezembro de 2011 - 16h07
Durante as visitas realizadas nas propriedades, os fiscais da Agência Idaron coletam sangue de um produtor suíno para realizar exames sorológicos, que são encaminhados para um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), visando atestar que o rebanho continua imune à doença e no status de zona Livre da peste suína clássica.
A peste é uma doença viral, altamente contagiosa, podendo determinar quadros de febre, hemorragias múltiplas e alta morbidade e mortalidade. Os suínos e javalis são os únicos reservatórios naturais do vírus da PSC, que normalmente é transmitido por meio do contato direto entre os animais. O período de incubação varia de sete a dez dias.
“Com esses procedimentos estamos mantendo uma grande vigilância, proporcionando a manutenção de status de Livre de Peste Suína”, diz o presidente do Idaron Marcelo Henrique Borges.
Rondônia faz parte da zona Livre de Peste Suína Clássica, assim como outros Estados da União a qual é composta pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Groso do Sul, Mato Grosso,Goiás,Tocantins, Distrito Federal, Bahia e Sergipe.
Fonte: Decom
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar