Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Idaron explica que não há embargo da Rússia à carne Rondoniense


 
“Não se pode generalizar. O que aconteceu com um frigorífico em Vilhena, que teve restrição temporária para comercializar carne, não impede que nosso produto esteja sendo vendido aos russos” disse o gerente da Defesa Sanitária Animal da Agência Idaron, Márcio Alex Petró, explicando sobre a notícia que a Rússia teria inviabilizado a importação de carne bovina de Rondônia. “Até mesmo porque existem mais duas plantas frigoríficas no Estado que continuam exportando para os russos sem nenhuma restrição”, apontou.

“A verdade”, explicou Márcio, que “se encontrou quantidades acima do permitido de microrganismos identificados em um lote de carnes de um frigorífico de Vilhena, o que fez com que esta planta de produção seja excluída, temporariamente, do comércio com a Rússia”. De acordo com um comunicado dos russos ao Ministério da Agricultura (Mapa), os produtos desse frigorífico poderão ser novamente exportados para aquele país mediante, uma análise laboratorial.

Petró informou ainda que a medida russa nada tem haver com questões sanitárias do Estado. “Os organismos identificados naquele frigorífico não oferecem riscos à saúde dos consumidores. Os agentes patogênicos achados ali, bactérias que fazem parte da flora natural da carne, mas estavam além dos níveis permitidos pela Rússia”, justificou.

O técnico do Idaron disse que, provavelmente, o produto do frigorífico de Vilhena sofreu exposição a temperaturas oscilantes no momento do transporte, ou até no desembarque da mercadoria nos portos de origem e destino.

“Medidas corretivas serão providenciadas imediatamente na planta do frigorífico em questão. A ação busca restabelecer as garantias higiênicas, conforme as normas de comercialização do Brasil e da Rússia”, finalizou Márcio Petró. 

Fonte: Decom    

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)