Domingo, 20 de julho de 2008 - 13h01
Não se pode generalizar. O que aconteceu com um frigorífico em Vilhena, que teve restrição temporária para comercializar carne, não impede que nosso produto esteja sendo vendido aos russos disse o gerente da Defesa Sanitária Animal da Agência Idaron, Márcio Alex Petró, explicando sobre a notícia que a Rússia teria inviabilizado a importação de carne bovina de Rondônia. Até mesmo porque existem mais duas plantas frigoríficas no Estado que continuam exportando para os russos sem nenhuma restrição, apontou.
A verdade, explicou Márcio, que se encontrou quantidades acima do permitido de microrganismos identificados em um lote de carnes de um frigorífico de Vilhena, o que fez com que esta planta de produção seja excluída, temporariamente, do comércio com a Rússia. De acordo com um comunicado dos russos ao Ministério da Agricultura (Mapa), os produtos desse frigorífico poderão ser novamente exportados para aquele país mediante, uma análise laboratorial.
Petró informou ainda que a medida russa nada tem haver com questões sanitárias do Estado. Os organismos identificados naquele frigorífico não oferecem riscos à saúde dos consumidores. Os agentes patogênicos achados ali, bactérias que fazem parte da flora natural da carne, mas estavam além dos níveis permitidos pela Rússia, justificou.
O técnico do Idaron disse que, provavelmente, o produto do frigorífico de Vilhena sofreu exposição a temperaturas oscilantes no momento do transporte, ou até no desembarque da mercadoria nos portos de origem e destino.
Medidas corretivas serão providenciadas imediatamente na planta do frigorífico em questão. A ação busca restabelecer as garantias higiênicas, conforme as normas de comercialização do Brasil e da Rússia, finalizou Márcio Petró.
Fonte: Decom
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) comemorou a publicação, no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia desta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, do q

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 0805034-60.202

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)