Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Homenagem e novas parcerias destacam atuação do Sipam em Rondônia


   
A produção de conhecimentos e o repasse de informações aos órgãos federais, estaduais e municipais são ações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que têm contribuído substancialmente para a execução de políticas públicas na região Amazônica. Somente neste primeiro semestre de 2009, foram 150 solicitações atendidas pelo Homenagem e novas parcerias destacam atuação do Sipam em Rondônia - Gente de OpiniãoCentro Regional de Porto Velho, que é responsável pelos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

São pedidos que vão desde simples cópias da malha viária do estado de Rondônia até a elaboração de relatórios técnicos para subsidiar ações judiciais (sobre queimadas, por exemplo). “Nossa missão é atender os órgãos parceiros, estabelecendo planos de trabalho em conjunto”, resume  José Neumar da Silveira, gerente regional. Além disso, o Sipam oferece cursos, que nesse ano já capacitaram dezenas de técnicos dos três estados.
 

Reconhecimento

Entre os trabalhos desenvolvidos com os órgãos parceiros, destaca-se o compromisso do Sipam com o meio ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministérios Públicos são alguns dos órgãos que mais recorrem ao Sipam com este intuito.

Tal comprometimento ficou registrado na última sexta-feira (31), quando o Sipam recebeu placa de homenagem durante cerimônia de comemoração aos 20 anos do Ibama. “Agradecemos ao Sipam pelo apoio às atividades não somente do Ibama, como também de todos os órgãos ambientais do estado”, declarou César Luiz Guimarães, superintendente do Ibama em Rondônia.

Junto à superintendência do Ibama, nesse primeiro semestre o Sipam planejou e ainda atua no controle da Operação na Floresta Nacional do Bom Futuro, forneceu dados sobre a incidência de focos de calor e desmatamentos no estado, atua no programa de ressocialização ambiental, entre outras ações.
 

Novos desafios


Com o sucesso das parcerias já estabelecidas, outras instituições têm buscado o apoio do Sipam. É o caso do Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional de Rondônia e Acre), que manifestou interesse no trabalho em conjunto. “Podemos firmar acordo de cooperação técnica e passar a planejar ações com base nos dados do Sipam“, diz Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe. Segundo ele, informações sobre novos desmatamentos, por exemplo, podem ser importantes para coibir a exploração do trabalho que ocorre na abertura da mata.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)