Quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 15h47
O médico rondoniense José Hiran da Silva Gallo, reeleito para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e que assume o novo mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, vê com otimismo esta representação de Rondônia no Conselho, que tem também o médico de Ji-Paraná, Manuel Lamego, como suplente. Ele diz que será possível viabilizar todos os projetos de interesse dos médicos e da medicina rondoniense, “desde que sejam bem planejados, com as panilhas de custo e detalhando os benefícios e os beneficiados, cumprindo as normas legais.”
O médico antecipa que vai continuar pautando seu trabalho com os mesmos princípios que adota em toda sua carreira e nos cargos que já ocupou e ocupa. O mais importante, na observação dele, é chegar à solução dos impasses, dos conflitos, visando uma medicina humanizada, de alto nível e que alcance todo cidadão. “O alvo é buscar sempre o melhor para a população,” frisa.
Hiran destaca que o Conselho Federal de Medicina existe justamente para defender a sociedade. Entre os critérios estabelecidos por ele, para garantir os direitos do cidadão, está o de não procurar “simplesmente” culpados e evitar fórmulas cômodas, imediatistas ou políticas. “Um médico, por exemplo, não pode realizar os procedimentos essenciais se lhe faltam as condições de trabalho, equipamentos adequados e materiais primários para o desempenho satisfatório da profissão.”
O conselheiro federal reeleito entende que não basta contemporizar situações. “Como na medicina, é preciso diagnosticar bem as causas para se chegar ao tratamento dos sintomas apresentados”. Para Gallo, “infelizmente”, os hospitais públicos e até muitos privados estão desestruturados e fazendo uma medicina aquém da ideal.
POSSE
José Hiran da Silva Gallo e Manuel Lopes Lamego serão empossados juntamente com outros 72 conselheiros efetivos e 72 suplentes das 27 unidades da federação. Hiran Gallo, que atualmente desempenha a função de diretor-tesoureiro do CFM, exerce a medicina em Rondônia há mais de trinta anos e já exerceu a presidência do Conselho Regional de Medicina.
A posse dos novos conselheiros federais de saúde começa às 20h, no auditório do Memorial JK, em Brasília. No mesmo dia, será eleita a nova diretoria, às 9h, na sede do CFM. A posse do novo presidente e dos novos vice-presidentes, secretários, tesoureiros e secretário-geral ocorre no mesmo dia, pela manhã.
Fonte: Cremero
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)