Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA:Empresários participam da Audiência Pública


Empresários participam da Audiência Pública e esperam que projeto seja aprovado

Empresários de diversos ramos de atividade participaram sábado da Audiência Pública que discutiu as Usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. A expectativa deles é grande, para que a economia local gire mais rápido.

Para Adélio Barofaldi, da Autovema e diretor do Pool de Empresas, o empresariado apóia o empreendimento, "por que vai gerar riqueza para o Estado e as empresas estabelecidas, direta ou indiretamente vão ser favorecidas. Temos conversado muito sobre isso no Pool".

"O empresário que está estabelecido aqui e for contra deve rever este conceito, por que através deste empreendimento, direta ou indiretamente, todos serão beneficiados", afirma Adélio, acrescentando que os órgãos públicos como Prefeitura e Governo do Estado estão se estruturando para reduzir ao mínimos os impactos que possam vir a acontecer. "Alguns impactos irão acontecer, mas tecnicamente serão resolvidos. Em todo mundo as usinas causam impacto ambiental, mas impacto maior causará  à população que vai ter renda, vai ter saneamento, vai ter habitação. Isso é mais importante que não ter impacto nenhum e faltar até alimentação para o ribeirinho.

Para o segmento da construção civil, também há boas expectativas. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Porto velho, Denis Baú, disse que o setor está aquecido e que haja um grande número de pessoas trabalhando. "Há vários prédio comerciais e residenciais sendo construídos em Porto Velho, para atender a uma demanda de um futuro não muito distante. Estas usinas são importantes para injetar dinheiro novo no mercado e auxiliar na redução do desemprego".

O treinamento de mão-de-obra para atender às futuras construções da usinas de Santo Antônio e Jirau deverá ser feito entre outros pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, cujo presidente do Conselho é o empresário Eusébio Guareschi, também presidente da Federação das Indústrias de Rondônia. Segundo ele, o Senai já preparou todos os projetos de ampliação e adequação de suas instalações prevendo novas turmas e novos cursos. "Teremos apoio do Departamento Nacional do senai e tão logo seja realizado o leilão, teremos condições de iniciar de imediato o treinamento nas habilidades que o Projeto necessitará".

Fonte: José Carlos Sá 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)