Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hidrelétricas: Amorim prega consenso para viabilizar usinas no rio Madeira


A compatibilização técnica das resoluções do Ministério do Meio Ambiente e das Minas e Energia para viabilizar a concessão da licença ambiental às usinas do rio Madeira – Jirau e Santo Antônio – investimentos incluídos até no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, é o que está sendo proposto pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB) como forma de resolver o embate político entre as pastas.

A proposta foi encaminhada por Amorim à Comissão de Minas e Energia, da qual é titular, logo após a fala da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), na Comissão da Amazônia. Questionada pela presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), sobre a demora na liberação da licença das usinas do rio Madeira, a ministra reiterou um suposto  impacto na reprodução de peixes, "inclusive a dourada, que representa o sustento de mais de 10 mil famílias no Amazonas".

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, nega essa possibilidade e diz ter parecer técnico provando o contrário e deu um prazo até o próximo mês para que a  licença seja liberada,  caso contrário,  alega que buscará alternativas como  construção de  usina nuclear e termoelétricas.

Amorim acredita que a compatibilização dos estudos de viabilidade com as resoluções ambientais, de forma técnica, vai  resolver o embate e favorecer o investimento dentro dos preceitos de sustentabilidade como quer o presidente Lula.

"Não adianta radicalismo. Daqui a pouco vão querer fazer uma usina a carvão já que temos muita matéria prima na região. Os investimentos no rio Madeira vão promover o crescimento econômico, de forma sustentável, como quer o Governo Federal. Nós sabemos que há pressões de Ong's e interesses internacionais em inviabilizar esse empreendimento mas que o governo vai chegar num consenso, e respaldado nos pareceres técnicos e na legislação será concedido a licença", acredita Amorim.

Segundo ele, a Comissão de Minas e Energia agendou para a próxima semana – logo após o feriado – uma audiência pública para discutir a questão energética no país, principalmente o complexo rio Madeira, com a participação dos presidentes da Anell, Gerson Kelman; Ibama, Marcos Barros; Cláudio Langoni, secretário executivo do Meio Ambiente; Nelson Moreira, secretário executivo de Minas e Energia; Evandro Coura, presidente da Associação Brasileira de Concessionária de Energia Elétrica; Luis Fernando  Viana, presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia; Abjarma Azevedo coordenador de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia Elétrica;  Armando Monteiro, presidente  da CNI; João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás; e, Luis André, do Instituto Brasileiro de Siderurgia.
 
Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)