Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hidrelétricas: Amorim prega consenso para viabilizar usinas no rio Madeira


A compatibilização técnica das resoluções do Ministério do Meio Ambiente e das Minas e Energia para viabilizar a concessão da licença ambiental às usinas do rio Madeira – Jirau e Santo Antônio – investimentos incluídos até no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, é o que está sendo proposto pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB) como forma de resolver o embate político entre as pastas.

A proposta foi encaminhada por Amorim à Comissão de Minas e Energia, da qual é titular, logo após a fala da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), na Comissão da Amazônia. Questionada pela presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), sobre a demora na liberação da licença das usinas do rio Madeira, a ministra reiterou um suposto  impacto na reprodução de peixes, "inclusive a dourada, que representa o sustento de mais de 10 mil famílias no Amazonas".

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, nega essa possibilidade e diz ter parecer técnico provando o contrário e deu um prazo até o próximo mês para que a  licença seja liberada,  caso contrário,  alega que buscará alternativas como  construção de  usina nuclear e termoelétricas.

Amorim acredita que a compatibilização dos estudos de viabilidade com as resoluções ambientais, de forma técnica, vai  resolver o embate e favorecer o investimento dentro dos preceitos de sustentabilidade como quer o presidente Lula.

"Não adianta radicalismo. Daqui a pouco vão querer fazer uma usina a carvão já que temos muita matéria prima na região. Os investimentos no rio Madeira vão promover o crescimento econômico, de forma sustentável, como quer o Governo Federal. Nós sabemos que há pressões de Ong's e interesses internacionais em inviabilizar esse empreendimento mas que o governo vai chegar num consenso, e respaldado nos pareceres técnicos e na legislação será concedido a licença", acredita Amorim.

Segundo ele, a Comissão de Minas e Energia agendou para a próxima semana – logo após o feriado – uma audiência pública para discutir a questão energética no país, principalmente o complexo rio Madeira, com a participação dos presidentes da Anell, Gerson Kelman; Ibama, Marcos Barros; Cláudio Langoni, secretário executivo do Meio Ambiente; Nelson Moreira, secretário executivo de Minas e Energia; Evandro Coura, presidente da Associação Brasileira de Concessionária de Energia Elétrica; Luis Fernando  Viana, presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia; Abjarma Azevedo coordenador de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia Elétrica;  Armando Monteiro, presidente  da CNI; João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás; e, Luis André, do Instituto Brasileiro de Siderurgia.
 
Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)