Quarta-feira, 24 de junho de 2009 - 13h39
Já está tramitando nas comissões da Câmara Municipal de Porto Velho, projeto de lei que permite à família de taxista a manutenção de domínio da placa em situações como incapacidade física ou morte do titular. Concedida pela Prefeitura, a placa do táxi retorna ao patrimônio público após a morte do permissionário. E a família do taxista fica desamparada.
O projeto de iniciativa do vereador José Hermínio, PT, presidente da Câmara Municipal da Capital vem honrar compromisso assumido com a categoria na reunião plenário do dia 8 desse mês. Na ocasião, o parlamentar relatou sua visita à Câmara de Vereadores dório de Janeiro, onde tomou conhecimento de legislação existente naquela cidade dando garantias ao taxista durante incapacidade ou invalidez ou à família por morte do titular. Ele então prometeu: Teremos a nossa lei. Está cumprindo a promessa.
Hermínio explica que o sistema concessionário da placa de táxis não prever nenhuma garantia ou amparo ao trabalhador taxista. Ele não tem aposentadoria, indenização, nada. Se for acidentado e ficar impedido de trabalhar, por incapacidade física ou invalidez, tanto o taxista quanto sua família fica totalmente desamparados. Vão passar fome. O mesmo ocorrerá se ele morrer. A placa passa para outro e a família fica sem nenhum amparo. É isso que queremos corrigir explicou Hermínio.
Para o presidente da Câmara esse assunto merece o apoio dos demais vereadores e do prefeito Roberto Sobrinho. De alguma forma, precisamos resolver esse problema, assim como o Rio de Janeiro resolveu. Se por acaso, a maioria na Câmara não apoiar o projeto, poderá o prefeito resolver o assunto através de decreto. O importante é que esses trabalhadores, chefes de família, possam contar com alguma garantia que ampare suas famílias, concluiu Herminio Coelho.
Divisão de Comunicação da Câmara Municipal de Porto Velho
Osmar Silva
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)