Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio congela orçamento 2014 e reduz 30% de 2015


Para investimento em setores prioritários do Estado de Rondônia, principalmente na agricultura, a Assembleia Legislativa está reduzindo seu próprio orçamento no percentual de 30%, a partir do ano de 2015. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (03), durante a solenidade de entrega de ambulâncias para os municípios, pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Hermínio Coelho (PSD).

O corte no próprio orçamento, segundo Hermínio Coelho, será levado aos demais parlamentares e esclarecido que a decisão acontecerá porque em 2015, o novo prédio da Assembleia já estará pronto e o Legislativo passará funcionar em um único local. “Ainda não decidimos o que fazer com o prédio atual, mas poderemos doar para o governo estadual colocar um órgão para atender a população”, ressaltou.

Hermínio Coelho disse que a redução de 30% do orçamento representará o montante de R$ 40 milhões por ano. “Esse dinheiro poderá ser carimbado pelos deputados para ser direcionado aos 52 municípios. Dessa forma, estaremos resolvendo a situação dessas localidade de maneira objetiva e facilitando a vida dos prefeitos que, hoje, estão trabalhando firme para pagar a folha dos servidores”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Já para o orçamento de 2014, Hermínio Coelho falou que a intenção dos deputados é não pedir qualquer aumento no orçamento da Assembleia Legislativa. O atual orçamento, segundo ele, será suficiente para tocar a administração do Poder Legislativo e concluir o novo prédio da Assembleia Legislativa. “Peço que o governo estadual trabalhe em parceria com os municípios. Só dessa maneira é que se pode viabilizar o bom funcionamento de todos. Afinal, o governo federal parece querer acabar com os municípios, com essa política de retirada de benefícios e diminuição de repasses de impostos. Rondônia só não é bom porque os políticos o têm administrado de forma errada. Os corruptos, aqui não particularizo ninguém, precisam ser banidos da administração pública. O que não pode continuar acontecendo é a culpa cair sempre sobre os políticos dos Legislativos, deixando de lado o Executivo. Fazer maracutaia não serve para ninguém. A Assembleia, mas uma vez, foi envolvida em denúncias. Todos os citados terão direito de defesa”, completou o presidente da Assembleia Legislativa.

Fonte:
Carlos Neves e Paulo Ayres / DECOM
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)