Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio Coelho pede apoio da Sesdec e da sociedade


O secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano, recebeu hoje (6), em seu gabinete, o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Hermínio Coelho, para discutir o projeto de lei completar de autoria do Executivo, aprovado por unanimidade pelo poder legislativo municipal, que regulamenta a concessão de placas de táxi.

De acordo com o presidente da Câmara, o projeto é muito polêmico e por isso se faz fundamental o apoio da sociedade e das autoridades. "A Câmara somente cumpriu o seu papel de legislar, acatando uma liminar da justiça. Era preciso regulamentar a situação dos taxistas e nós, como legisladores, precisamos do apoio popular para não sofrermos   nenhum tipo de retaliação", afirmou o presidente da Câmara.

A aprovação do projeto de lei é necessária para por fim na concentração de placas de táxis em mãos de poucos, explorando os conhecidos "viração"(nome dado aos taxistas que alugam as placas de táxi), que pagam taxas altíssimas para trabalhar, segundo Coelho.

O secretário Adjunto da Sesdec ressaltou que é compromisso da Segurança Pública zelar pelo bem-estar da população e, portanto, o apoio da Sesdec será oferecido naturalmente. "Trabalhamos para prevenir e combater a criminalidade em Rondônia, não podemos permitir que pessoas que lutam pelo bem comum não contem com o apoio policial", disse Cezzar Pizzano.

Participaram também da reunião o sub-comandante Geral da Polícia Militar, cel. Maciel, o diretor Geral da Polícia Civil, Morio Ikegawa, o delegado Everaldo Magalhães (Depom) e o chefe de gabinete da Câmara, Ian Kleber.

O projeto

Fica estabelecido que o detentor de mais de uma autorização de uso de serviço de táxi, deverá, sob pena de cancelamento definitivo, no prazo de 120 dias, a partir da vigência da lei, devolver as autorizações excedentes ao município, diretamente ou por indicação de um terceiro, taxista credenciado.

O projeto estabelece também que o número de placas em Porto Velho não ultrapasse 750. Hoje, o município possui 692 e mais 48 serão autorizadas.

Fonte: Érica Ferreira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)